>
Pet
>
O que fazer em caso de envenenamento do seu animal de estimação?

O que fazer em caso de envenenamento do seu animal de estimação?

Com toda a curiosidade natural dos bichinhos, é normal que eles também se sintam atraídos por substâncias que não são recomendadas, como determinados alimentos, lixo e até remédios

Publicado em 23 de setembro de 2020 às 22:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cachorro circula sem coleira ou guia em praça de Jardim Camburi, Vitória
Cachorro circula sem coleira e se aproxima de grama em Vitória. (Rafaela Dutra)

Os tutores de pets sabem que todo cuidado é pouco durante a rotina dos animais, principalmente na ingestão de alimentos. Com toda a curiosidade natural dos bichinhos, é normal que eles também se sintam atraídos por substância que não são recomendadas, como determinados alimentos, lixo e até remédios. Por isso, é preciso saber o que fazer nas situações em que o animal come ou mastiga algo que pode fazer mal.

Segundo a médica veterinária e comentarista da CBN Vitória, Tatiana Sacchi, é preciso ter atenção para os casos de intoxicação de animais que possuem o "hábito de explorar".

"Casos de intoxicação são extremamente comuns, pois os cães são muito curiosos. Eles podem ocorrer dentro e fora de casa. E são até mais comuns dentro de casa, com alimentos estragados, ou com o lixo", diz a médica veterinária.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o quadro Clube Pet CBN desta quarta (23), a especialista ainda chamou atenção para os riscos de tomar medidas que não são indicadas.

Aspas de citação

Não é interessante fazer algo por conta própria, leve o animal para o veterinário com o maior número de informações possível. Isso é muito importante. Mitos, como dar leite ao animal, atrapalham

Tatiana Sacchi
Veterinária e comentarista do Clube Pet CBN
Aspas de citação

VEJA O QUE VOCÊ PODE FAZER CASO SUSPEITE DE INTOXICAÇÃO:

  • Não medique ou faça procedimentos sem a devida autorização do veterinário;

  • Não force o animal a ingerir um "antídoto", pois isso pode agravar o quadro;

  • Leve o animal imediatamente a um veterinário;

  • Caso não tenha acesso imediato a um serviço veterinário, ligue para um Centro de Atendimento Toxicológico – TOXCEN (ES) 0800 283 7704 e CIT (RS) 0800 721 3000 (possui atendimento direcionado a animais) e procure ajuda o mais rapidamente possível.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais