> >
Peles maduras: tratamentos estéticos para mulher a partir dos 50 anos

Peles maduras: tratamentos estéticos para mulher a partir dos 50 anos

Nessa idade, os sinais da flacidez estão mais perceptíveis, principalmente na área dos olhos e no contorno do rosto. Dermatologistas mostram tecnologias e tratamentos que podem ser usados, preservando a naturalidade

Publicado em 30 de junho de 2021 às 19:32

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mulher com 50 anos
A pele pode perder o viço, aparecem rugas mais profundas, o rosto perde definição no contorno por causa do avanço da flacidez. (Freepik)

A partir dos 50 anos, com a menopausa e a queda vertiginosa na produção hormonal, as mudanças na pele da mulher acontecem. E, em muitos casos, é possível notar um rosto com falta de viço, aparecimento de rugas e perda de definição no contorno. Para conter o avanço da flacidez, tratamentos e tecnologias entram em cena, deixando uma pele mais saudável e linda. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a partir dos 25 anos o corpo diminui a produção de diversas substâncias que afetam a pele. "Com a menopausa e a queda brusca na produção hormonal, as mudanças no rosto e no corpo feminino ficam evidentes, principalmente para quem não tem o hábito de manter cuidados dermatológicos e estilo de vida saudável. A pele pode perder o viço, aparecem rugas mais profundas, o rosto perde definição no contorno por causa do avanço da flacidez, a área dos olhos torna-se menos elástica. É importante falar que a pele negra demora mais para apresentar esses sinais, mas nem por isso dispensa cuidados", explica a dermatologista Karina Mazzini. 

Além dos problemas citados, a médica diz que a queda de cabelo acontece muito após os 50 anos. "Para prevenir a queda dos fios é necessário ter uma boa alimentação, dar um tempo nos procedimentos químicos no cabelo, tentar não prender, tratar a formação de caspa e lavá-lo regularmente. E na faixa etária após os 50 anos, se atentar para os cuidados do climatério, prestar atenção nas dosagens hormonais", diz Karina Mazzini.

Karina conta ainda que mulheres que não tiveram rotina de cuidados com a pele e com o estilo de vida tendem a sofrer bastante com as linhas de expressão. 

Dermatologista Karina Mazzini
A dermatologista Karina Mazzini fala sobre os tratamentos para as mulheres a partir dos 50 anos. (Divulgação)
Aspas de citação

Hoje temos muitos tratamentos que podem reverter diversos quadros e, principalmente, temos procedimentos não invasivos

Karina Mazzini
Dermatologista
Aspas de citação

PREVENÇÃO

A dermatologista Juliana Drumond diz que aos 50 anos, como já houve um processo de perda de colágeno, nota-se o aparecimento de rugas, flacidez e manchas que, na maioria das vezes, são resultados de exposição solar na infância e juventude. "Observamos uma absorção óssea mais evidente, além de uma perda acentuada do contorno facial. Os lábios ficam mais finos, surgem mais rugas estáticas e, devido à flacidez, notamos excesso de pele em algumas áreas. Soma-se a entrada na menopausa, quando a mulher passa por importantes mudanças hormonais que tendem a deixar a pele mais seca". 

A médica explica que perto dessa idade, as mulheres sentem mais o processo de envelhecimento. E os cuidados precisam ser adotados para melhorar a qualidade da pele nas camadas mais superficiais, buscando hidratação, clareamento de manchas e viço. 

Juliana Drumond é dermatologista
A dermatologista Juliana Drumond fala sobre os tratamentos para as mulheres a partir dos 50 anos. (@Julianadrumond)
Aspas de citação

E também nas camadas mais profundas, para dar firmeza e sustentação. O que recomendo é cuidar da pele preventivamente, e não esperar chegar os 50 anos

Juliana Drumond
Dermatologista
Aspas de citação

A perda de definição do contorno do rosto é uma queixa comum em seu consultório. "Com o envelhecimento e flacidez, a bochecha pesa, formando o que chamamos de buldogue. Para esse problema, a indicação é realizar tratamentos para sustentar essa região, deixar mais firme, com contornos definidos", diz. As dermatologistas listaram tratamentos ideais para as mulheres que já passaram dos 50 anos.

OS TRATAMENTOS 

  • Blefaroplasma: é um lifting de pálpebras inovador, que atua na região dos olhos, reduzindo as rugas e a flacidez da área. O equipamento é de uso exclusivamente médico, que promove sublimação e evaporação do tecido cutâneo com consequente retração do tecido e efeito lifting.

  • Laser de thulium: utiliza de alta tecnologia para rejuvenescer a pele e ainda cuidar de outras regiões. Além de tratar manchas, rugas finas, poros dilatados, é possível cuidar de lesões pigmentadas, cicatrizes de acne, melhorando a textura da pele e tratar queda de cabelo.

  • Ultrassom micro/ macrofocado: é uma opção não invasiva quando o assunto é dar firmeza à pele e remodelar o contorno do rosto, em especial, a famosa “papada”. O tratamento pode ser feito em qualquer período do ano e age como um verdadeiro lifting.

  • MD Codes: pontos de preenchimento com ácido hialurônico para dar sustentação, como no malar e ângulo da mandíbula, além de áreas que vão aprofundando com o tempo, como olheiras e bigode chinês (linha na lateral da boca).

  • Zye protocolo 4D: laser com diversas funcionalidades, muito indicado para melhorar a textura da pele, fechar poros, eliminar manchas e dar mais viço. Também estimula a produção de colágeno.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais