> >
Decoração afetiva: como combinar memória e estilo no seu ambiente

Decoração afetiva: como combinar memória e estilo no seu ambiente

Além de econômica, a tendência da decoração afetiva estimula a criatividade e incorpora objetos e móveis que remetem a bons momentos

Publicado em 1 de setembro de 2020 às 17:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Decoração afetiva
O segredo é treinar o olhar e apostar em itens que remetem a boas memórias. (Reprodução Pinterest)

Neste momento em que todo mundo está passando mais tempo em casa, muita gente resolveu dar uma “cara nova” aos ambientes. Com isso, a decoração afetiva vem ganhando cada vez mais adeptos, e não existem muitas regras quando se fala deste tipo de décor. O importante é escolher itens com significado e fazer, com eles, uma composição harmônica.

Uma das principais vantagens é o baixíssimo investimento. Basta fazer um “garimpo” na sua própria casa e olhar com mais carinho pra alguns objetos e, se necessário, dar uma repaginada nos itens.

A decoração afetiva traz lembranças e memórias para os moradores da casa. Segundo o designer de interiores Regilano Dornelas este tipo de decoração vem se tornando uma tendência porque “as residências já deixaram de ser apenas um abrigo, elas carregam um pouco da personalidade e da história de quem reside ali”.

Como aderir à decoração afetiva sem abrir mão da modernidade

Decoração afetiva
Itens da infância dos moradores também podem desempenhar novas funções na decoração. (Reprodução Pinterest)
Aspas de citação

Sabe aquela cadeira antiga da vovó? Dê aquela repaginada e a reutilize no canto da sala que geralmente já conta com elementos mais modernos

Regilano Dornelas
Designer de Interiores
Aspas de citação

Não só de fotos de família vive a decoração afetiva. Lembranças de viagens e lua de mel são peças muito recomendadas para este segmento de décor. “Toda vez que o morador se depara com aquela lembrança adquirida na viagem, ele resgata a memória e pode reviver aquele momento”, afirma Regilano.

Outra dica importante é treinar o olhar para não desperdiçar objetos interessantes. “Uma vitrola ou máquina de escrever trás todo um charme vintage para a decoração. O pedal da máquina de costura da bisa pode virar um lindo aparador ou apoio para a cuba de um lavabo”, complementa o profissional.

Além disso, aposte em jogos de louça, obras de arte, tapetes, fotografias e livros. Um dos diferenciais dessa decoração é que ela proporciona uma identidade única, mesmo que o espaço conte com tendências atuais. Não há regras, basta ser criativo e dispor os elementos de acordo com o estilo do cômodo. O segredo está no equilíbrio.

“Eu amo misturar os estilos. Sabe aquela cadeira antiga da vovó? Dê aquela repaginada e a reutilize no canto da sala, que geralmente já conta com elementos mais modernos”, finaliza Regilano.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais