> >
Truques da quarentena: aprenda a dar cara nova para sua parede

Truques da quarentena: aprenda a dar cara nova para sua parede

Está a fim de mudar o visual de algum ambiente da sua casa sem gastar muito? A quarentena pode ser o momento ideal pra quem quer se arriscar a colocar a mão na massa - ou na tinta!

Publicado em 2 de julho de 2020 às 17:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Paredes para fazer na quarentena
Saiba como reproduzir diferentes estilos na sua casa. (Reprodução Pinterest)

Durante a quarentena as buscas por “como pintar a minha parede sozinho” cresceram significativamente. E parece que a onda de paredes decoradas e coloridas já tem vários adeptos. Os conteúdos sobre o assunto vão desde tutoriais em contas de decoração até vídeos com o típico início “fazendo mosaico na minha parede cheeeck” no TikTok.

A real é que o isolamento social proporcionou aquele tempo que faltava para essas pequenas reformas ou até mesmo, teve gente que se atentou a elas por conta do tempo disponível. Colocar “a mão na massa”, além de ser divertido, pode ser um ótimo passatempo. Mas lembre-se: antes de tudo é essencial que as paredes estejam limpas e lixadas para obter um bom resultado.

A parede no estilo “mosaico” é uma das queridinhas dos ‘quarenteners’. Para reproduzi-la basta usar fita crepe formando desenhos geométricos e preencher os espaços aleatoriamente com a paleta de cores de sua preferência. Veja o exemplo:

Stencil (moldes)

Carmo Della Mota, design de Interiores
Carmo Della Mota afirma que estilos "DIY" vem conquistando muitos adeptos. (Arquivo pessoal)

Carmo, designer do Studio Carmo Della Mota Interiores, deu algumas dicas fáceis e no modo “Faça Você Mesmo” para você reproduzir aí na sua casa. A primeira delas está super em alta e se chama stencil, um desenho ou ilustração delineada por cortes, que é utilizado para estampar as mais diversas superfícies. “Você pode comprar o stencil para parede pronto ou, caso goste de itens superpersonalizados, apostar no DIY e criar desenhos lindos para pintar as paredes de casa”, explica.

Para usar a técnica do stencil, basta fazer o molde em uma folha de acetato e a parte “vazada” com tinta tradicional ou spray para parede. “Vale ressaltar que para fazer stencil para parede é preciso ter muita paciência e cuidado para garantir que nenhuma parte do molde de stencil para parede fique torto ou fora de contexto”, alerta o profissional.

Spencil
Spencil é  uma técnica simples e pode até ser terapêutica. (Reprodução Pinterest)

Cimento queimado

A próxima dica é para os “formados” em séries de reforma, porque exige um pouco mais de jeito, porém é possível. Para fazer uma parede com efeito de “cimento queimado” você vai precisar de:

  • Massa corrida;
  • Corante preto;
  • Água;
  • Lixas;
  • Desempenadeira de cantos arredondados;
  • E cera de carnaúba incolor.

Paredes com efeito de cimento queimado
Paredes com efeito de cimento queimado são um sucesso nas buscas de plataformas de inspiração, como o Pinterest. (Reprodução Pinterest)

O modo de fazer é simples, mas é preciso estar atento à secagem. “Basta misturar a massa corrida, o corante e a água e aplicar na parede com uma desempenadeira de cantos arredondados, com movimentos circulares”, explica o designer.

“Passada a primeira demão, deixe secar bem e é hora de lixar de forma leve com uma lixa para massa n° 300. Retire o excesso de pó e aplique a segunda demão. Repita os processos de secagem e finalize com a lixa” orienta Carmo. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:

Abuse dos quadros

Composição com quadros
A composição com quadros não é tão simples quanto parece, é preciso se atentar a alguns detalhes. (Reprodução Pinterest)

Para quem ainda tem medo de se arriscar na pintura, a dica é investir em quadros, que dão uma nova vida à sua parede, sem comprometê-la. “Todos os objetos decorativos aliados a arquitetura devem harmonizar para formar um ambiente com personalidade e que reflita os gostos dos moradores. Por isso, os quadros para sala cumprem um papel importante”, explica Carmo.

O profissional conta que é muito comum utilizar a técnica de composição de quadros, onde os itens são posicionados na parede para formar um único desenho. Para quem opta por este tipo de instalação, Carmo deixou algumas dicas essenciais:

  • Escolha estampas e cores que combinem entre si;
  • Opte por tamanhos diferentes para dar dinâmica à parede;
  • Molduras devem ser semelhantes, seja por cor ou espessura;
  • Por fim, procure trabalhar com um mesmo tema ou estilo: geométrico, paisagem, floral, musical, natureza e etc.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais