
Durante a quarentena as buscas por “como pintar a minha parede sozinho” cresceram significativamente. E parece que a onda de paredes decoradas e coloridas já tem vários adeptos. Os conteúdos sobre o assunto vão desde tutoriais em contas de decoração até vídeos com o típico início “fazendo mosaico na minha parede cheeeck” no TikTok.
A real é que o isolamento social proporcionou aquele tempo que faltava para essas pequenas reformas ou até mesmo, teve gente que se atentou a elas por conta do tempo disponível. Colocar “a mão na massa”, além de ser divertido, pode ser um ótimo passatempo. Mas lembre-se: antes de tudo é essencial que as paredes estejam limpas e lixadas para obter um bom resultado.
A parede no estilo “mosaico” é uma das queridinhas dos ‘quarenteners’. Para reproduzi-la basta usar fita crepe formando desenhos geométricos e preencher os espaços aleatoriamente com a paleta de cores de sua preferência. Veja o exemplo:
Stencil (moldes)

Carmo, designer do Studio Carmo Della Mota Interiores, deu algumas dicas fáceis e no modo “Faça Você Mesmo” para você reproduzir aí na sua casa. A primeira delas está super em alta e se chama stencil, um desenho ou ilustração delineada por cortes, que é utilizado para estampar as mais diversas superfícies. “Você pode comprar o stencil para parede pronto ou, caso goste de itens superpersonalizados, apostar no DIY e criar desenhos lindos para pintar as paredes de casa”, explica.
Para usar a técnica do stencil, basta fazer o molde em uma folha de acetato e a parte “vazada” com tinta tradicional ou spray para parede. “Vale ressaltar que para fazer stencil para parede é preciso ter muita paciência e cuidado para garantir que nenhuma parte do molde de stencil para parede fique torto ou fora de contexto”, alerta o profissional.

Cimento queimado
A próxima dica é para os “formados” em séries de reforma, porque exige um pouco mais de jeito, porém é possível. Para fazer uma parede com efeito de “cimento queimado” você vai precisar de:
- Massa corrida;
- Corante preto;
- Água;
- Lixas;
- Desempenadeira de cantos arredondados;
- E cera de carnaúba incolor.

O modo de fazer é simples, mas é preciso estar atento à secagem. “Basta misturar a massa corrida, o corante e a água e aplicar na parede com uma desempenadeira de cantos arredondados, com movimentos circulares”, explica o designer.
“Passada a primeira demão, deixe secar bem e é hora de lixar de forma leve com uma lixa para massa n° 300. Retire o excesso de pó e aplique a segunda demão. Repita os processos de secagem e finalize com a lixa” orienta Carmo. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:
Abuse dos quadros

Para quem ainda tem medo de se arriscar na pintura, a dica é investir em quadros, que dão uma nova vida à sua parede, sem comprometê-la. “Todos os objetos decorativos aliados a arquitetura devem harmonizar para formar um ambiente com personalidade e que reflita os gostos dos moradores. Por isso, os quadros para sala cumprem um papel importante”, explica Carmo.
O profissional conta que é muito comum utilizar a técnica de composição de quadros, onde os itens são posicionados na parede para formar um único desenho. Para quem opta por este tipo de instalação, Carmo deixou algumas dicas essenciais:
- Escolha estampas e cores que combinem entre si;
- Opte por tamanhos diferentes para dar dinâmica à parede;
- Molduras devem ser semelhantes, seja por cor ou espessura;
- Por fim, procure trabalhar com um mesmo tema ou estilo: geométrico, paisagem, floral, musical, natureza e etc.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.