> >
Conheça os medalhistas olímpicos capixabas: Fábio Luiz, do vôlei de praia

Conheça os medalhistas olímpicos capixabas: Fábio Luiz, do vôlei de praia

Em entrevista ao jornal A Gazeta, o atleta relembra a disputa que aconteceu há 13 anos. Junto com Marcio Araújo, o capixaba conquistou a prata na China

Publicado em 21 de julho de 2021 às 02:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fábio Luiz, medalhista olímpico do vôlei de praia
Fábio Luiz, medalhista olímpico do vôlei de praia nos Jogos de Pequim em 2008. (Vítor Jubini)

Fábio Luiz trata com orgulho o caminho que trilhou até a derrota na final dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O atleta do vôlei de praia, nascido em Marataízes, conquistou o segundo lugar na Olimpíada ao lado do parceiro Márcio Araújo. Com a medalha de prata no peito e o uniforme usado no dia 22 de agosto de 2008, Fábio Luiz relembra a final olímpica e conta o que espera da edição de Tóquio.

O ex-jogador de vôlei de praia passou pela quadra antes de pisar nas areias profissionalmente. Se mudou para Vitória para atuar pelo Álvares Cabral, antes chegou a jogar no Flamengo. Fábio foi campeão mundial em 2005, considerado o melhor bloqueio do Brasil por alguns anos e representou o Brasil em uma Olimpíada.

Fábio Luiz, medalhista olímpico do vôlei de praia
Fábio Luiz tatuou os arcos olímpicos no braço esquerdo para eternizar o momento único na carreira. (Vítor Jubini)
Aspas de citação

A Olimpíada marca a história de um atleta. Gosto de valorizar cada conquista. Comecei nos jogos escolares, depois fui pro alto rendimento, até que cheguei na minha medalha olímpica. Tive derrotas e vitórias em todas as etapas. A Olimpíada é um evento com energia positiva. Fico feliz de ter passado por isso

Fábio Luiz
Ex-jogador de vôlei de praia
Aspas de citação

Em uma campanha de sete jogos, foram cinco vitórias e duas derrotas - a segunda na final. Os brasileiros foram batidos pelos americanos Rogers e Dalhausser, por 2 sets a 1.

DOS JOGOS ESCOLARES À PRATA OLÍMPICA

A derrota foi o último jogo do capixaba em Jogos Olímpicos. Por conta de uma lesão, Fábio continuou a jogar profissionalmente, mas não se classificou para os Jogos de Londres em 2012.

AREIAS DO JAPÃO COM CAPIXABAS

Alison Cerutti e Bruno Schmidt já estão em Tóquio para a disputa da Olimpíada. Os dois, que moram no Espírito Santo, estão cada um com sua dupla: Alison com Álvaro e Bruno com Evandro. Eles vão estrear ainda nos primeiros dias dos jogos. Juntos, eles foram campeões na Rio 2016. Segundo Fábio Luiz, os dois capixabas têm qualidade para voltar a uma final olímpica.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais