Publicado em 26 de maio de 2025 às 17:02
- Atualizado há 2 meses
Após uma longa espera, a Volkswagen finalmente lançou o Tera no mercado brasileiro. O SUV vai começar a ser vendido no país a partir do dia 5 de junho, em quatro versões: MPI, TSI, Comfort e High. No lançamento, os preços partem de R$ 99.990 (versão MPI) e vão até R$ 139.990 (versão High), mas apenas as primeiras 999 unidades da versão de entrada serão vendidas por este preço – que, depois, sobre para R$ 103.990.
Com esses valores, o utilitário chega para concorrer com modelos como o Fiat Pulse – que teve uma nova linha anunciada recentemente – e o Renault Kardian. No catálogo da VW no Brasil, o Tera fica posicionado entre o Polo e o Nivus.
Produzido em Taubaté (SP), o modelo é construído sobre a base MQB-A0 e mede 4,15 m de comprimento, 1.777 mm de largura, 1.504 mm de altura e 2.566 mm de entre-eixos. O porta-malas tem 350 litros de capacidade, pela medição VDA.
O motor 1.0 MPI aspirado da versão de entrada do SUV é o mesmo do Polo Track, que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Já as demais versões contam com propulsor turboflex 1.0 170 TSI, com 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque – com transmissão automática de seis velocidades nas duas versões mais caras.
Confira a lista completa de equipamentos e preços de cada versão:
Preço: a partir de R$ 99.990 (primeiras 990 unidades)
Preço: A partir de R$ 116.990
Itens da MPI MT, mais:
Preço: A partir de R$ 126.990
Itens da TSI MT, mais:
Preço: A partir de R$ 139.990
Itens da Comfort, mais:
O Tera vai inaugurar a nova identidade visual da Volkswagen no Brasil, com destaque para a coluna traseira robusta, os faróis de LED com assinatura diurna dividida em dois segmentos e as lanternas traseiras, também de LED. Esse visual já havia sido exibido durante os desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro.
As rodas podem ser de 15, 16 ou 17 polegadas – dependendo da versão –, com quatro pontos de fixação na versão MPI e cinco furos nas demais configurações.
Ao todo, seis cores serão disponibilizadas para o Tera, incluindo duas sólidas que não acrescentam valor extra: Branco Cristal e Preto Ninja. Além disso, a cor Cinza Platinum e as inéditas Azul Ártico, Prata Lunar e Vermelho Hypernova custam R$ 1.750 adicionais.
Na lista de equipamentos, todas as versões contam com alerta de colisão com frenagem automática, central multimídia VW Play com tela de 10” e painel de instrumentos digital de 8” – exceto na versão High, que terá a de 10,25”.
Outra novidade que o novo Tera traz é a inteligência artificial generativa na central multimídia, que estará disponível a partir do segundo semestre nas versões Comfort e High como um item de série e na TSI como opcional.
Por meio dessa ferramenta, batizada de Otto, é possível acionar por comando de voz os aplicativos do sistema VW Play, além do manual e de dados sobre o veículo.
*Com informações da Volkswagen.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta