> >
Transferência de veículos poderá ser feita por app sem ir ao cartório

Transferência de veículos poderá ser feita por app sem ir ao cartório

Proprietário não vai mais precisar reconhecer firma da assinatura na hora de vender um veículo usado; procedimento poderá ser feito digitalmente por aplicativo CDT

Publicado em 18 de fevereiro de 2022 às 17:09

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

O proprietário de um automóvel não vão mais precisar ir a um cartório para reconhecer firma da assinatura do documento na hora de vender o veículo usado. Segundo o Ministério de Infraestrutura, o procedimento de transferência poderá ser feito digitalmente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para isso, será necessário ter conta no site oficial do Governo Federal. A estimativa é que a digitalização da assinatura esteja disponível a partir de março, mas ainda não há uma data confirmada.

Teste drive é o momento decisivo antes de fechar negócio
Atualmente, a transferência digital só pode ser feita de uma pessoa física para empresas cadastradas no Renave. (Ford/divulgação)

Desde o dia 31 de agosto do ano passado, o sistema está disponível para vendas de veículos por pessoas físicas para estabelecimentos comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). A diferença é que, a partir do próximo mês, a assinatura digital poderá ser feita diretamente entre pessoas físicas.

Atualmente, para fazer o procedimento, o proprietário que vender o automóvel precisa preencher o verso do Documento Único de Transferência (DUT), reconhecer firma em cartório – mediante o pagamento de uma taxa – e, depois, efetivar o procedimento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo o Governo Federal, a digitalização estará disponível aos Estados que aderirem ao processo. O Detran do Espírito Santo está entre os que já possuem integração ao sistema, assim como o de GoiásMato GrossoMato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Além disso, a transferência eletrônica só está disponível, por enquanto, para veículos que possuem a documentação digital, que são saídos da fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021. Isso porque, a partir dessa data, o documento de transferência de papel (DUT) passou a ser digital.

Segundo a legislação de trânsito, o motorista que comprar um veículo usado tem até 30 dias para transferir a documentação para o próprio nome. Quem não cumprir o prazo comete uma infração média. Se flagrado, ele é multado em R$ 130,16 e leva quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VEJA COMO FAZER A TRANSFERÊNCIA

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo pelo qual se pode acessar a CNH e o documento do veículo. Para iniciar o passo a passo é preciso baixá-lo. Ele está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. Depois de instalá-lo, você precisa:

  • Acessar o aplicativo da CDT (por meio do login do site gov.br);
  • Informar o CPF do comprador e fazer a assinatura digital;
  • Comprador faz o mesmo processo após ser notificado;
  • Levar o veículo para vistoria no Detran (que precisa estar cadastrado no novo sistema).

COMO CRIAR UMA CONTA NO SITE GOV.BR

  • Acesse o site oficial do Governo Federal ou entre no aplicativo gov.br;
  • Informe seu CPF, selecione as opções de Termo de Uso, clique em "Não sou robô" e "Continuar".

COMO AUMENTAR O NÍVEL DE SEGURANÇA DA CONTA

  • Após acessar a conta no gov.br, clique na opção "Privacidade" e, em seguida, em "Gerenciar lista de selos de confiabilidade" e autorize o uso de dados pessoais;
  • A página mostrará o nível de segurança da conta e a lista de opções para "adquirir novas confiabilidades do gov.br", ou seja, aumentar a segurança.

NÍVEL PRATA POR MEIO DA CNH

Para quem tem a biometria já cadastrada no Denatran, o sistema dá opção de validação com esses dados. Para isso:

  • Clique em "Adquirir novas confiabilidades do gov.br", selecione " Cadastro Validado por Biometria Facial (Denatran)" e clique em "Gerar QR Code";
  • Abra o aplicativo gov.br no seu celular, clique em "Ler QR Code" e aponte a câmera do celular para o código gerado no computador;
  • Após a leitura do código, clique em "Fazer reconhecimento facial" e siga as instruções para tirar a foto, como piscar e sorrir até o sistema validar as informações;
  • Clique em "Ok" no celular e continue o processo no computador;
  • O sistema irá comparar a foto tirada com a foto disponível no cadastro da carteira de motorista.

NÍVEL PRATA POR MEIO DE CONTA EM BANCO

  • Em "Selos de Confiabilidade", clique em "Cadastro via Internet Banking do (nome do banco)" e siga os passos do banco para acessar sua conta e validar os dados por meio do acesso da conta bancária.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais