Publicado em 10 de julho de 2025 às 16:02
A Renault finalmente apresentou ao mercado brasileiro o Boreal, modelo inédito que foi revelado após meses de expectativa, incluindo flagras em testes e um teaser divulgado pela montadora em maio. O SUV médio (ou C-SUV), que será produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, chega ao país no final de 2025 e, por isso, ainda não teve o preço divulgado.
O SUV faz parte da estratégia de fortalecer a presença da montadora francesa no segmento dos médios no país, sendo uma aposta para brigar contra o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, por exemplo.
Apresentado globalmente a partir do Brasil, o Boreal é o segundo carro feito sobre a plataforma modular RGMP da Renault, depois do Kardian. Além de ser vendido no país, as unidades produzidas aqui também serão exportadas para outros 17 países da América Latina.
O Boreal tem como um dos principais destaques o design sofisticado, que lembra os SUVs europeus da Renault, só que com linhas inéditas, que são suaves e fluidas.
A parte dianteira do modelo segue a nova identidade visual da marca, com grade frontal na cor da carroceria e em black piano e faróis de LED que se estendem até os paralamas. A assinatura visual também inclui módulos de LED adicionais, que recobrem e ampliam o veículo visualmente.
Na lateral, alguns elementos reforçam a proposta urbana e refinada do carro, incluindo a linha de carroceria marcada, os para-lamas com curvas generosas e as molduras nas caixas de roda com apliques em plástico preto. As rodas de até 19” são de liga leve e têm acabamento diamantado na versão topo de linha.
As maçanetas das portas traseiras ficam na coluna C, próximas às janelas, e a parte de trás do carro tem lanternas horizontais em LED, que são finas e “invadem” a tampa do porta-malas.
O Renault Boreal tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. A capacidade total do porta-malas é de 522 litros (VDA), podendo chegar a 1.279 litros (VDA) com os bancos traseiros rebatidos.
No Brasil, a novidade conta com o motor 1.3 TCe turbo flex de quatro cilindros, que entrega até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. A transmissão é automática, de dupla embreagem úmida com seis marchas, e o modelo tem ainda o sistema Stop & Start.
O sistema de regulagem Multi-Sense permite configurar o ambiente de condução de acordo com as condições e a preferência do motorista. São oferecidos cinco modos: Eco, Comfort, Sport, Perso e o inédito Smart. Este último adapta automaticamente os parâmetros do veículo – direção, resposta do motor e iluminação ambiente – à situação, por meio de algoritmos inteligentes.
No interior, o Boreal tem um painel duplo horizontal, com duas telas de 10” integradas que seguem o conceito OpenR – também presentes nos elétricos europeus Renault 4 e 5. Uma é o quadro de instrumentos, totalmente digital e personalizável, enquanto a outra é uma central multimídia que conta com o Google Automotive Services.
O SUV, inclusive, é o primeiro carro produzido no Brasil a contar com este sistema, que oferece integração do sistema do carro a aplicativos da Google. Assim, o modelo disponibiliza os serviços Google Maps, Google Play e Google Assistente de forma nativa, além de possibilitar atualização remota (OTA).
O acabamento, de alto padrão, inclui texturas gravadas a laser e o uso de couro e materiais macios nas portas e no painel. O modelo também conta com iluminação ambiente personalizável com 48 opções de cores e o sistema de som premium Harman Kardon – que tem até cinco perfis acústicos diferentes.
Além disso, a lista de itens de série inclui bancos dianteiros com ajustes elétricos e massagem para o motorista, carregador por indução, ar-condicionado dual zone, teto panorâmico, maçanetas eletrônicas, freio de estacionamento eletrônico, comandos de câmbio e-shifter e um console com refrigeração.
O Renault Boreal também conta com até 24 sistemas de assistência ao motorista (ADAS), incluindo alerta e assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta de saída segura dos ocupantes, alerta de tráfego cruzado traseiro, Emergency Stop Assist (ESA), frenagem automática de emergência, entre outros.
*Com informações da Renault.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta