Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Motor
  • Produção de veículos cai 8,2% em novembro, aponta Anfavea
Desaceleração

Produção de veículos cai 8,2% em novembro, aponta Anfavea

Balanço divulgado nesta segunda (8) mostra, ainda, uma queda de 11,6% na fabricação em relação a outubro, além de uma desaceleração do crescimento no ano para 4,1%

Publicado em 08 de Dezembro de 2025 às 15:43

Estadão Conteúdo

Publicado em 

08 dez 2025 às 15:43
montadora, fábrica de carro, fábrica de veículos
No mês de novembro, indústria teve recuos nos números de produção, vendas e exportação. Crédito: Shutterstock
A produção de veículos teve queda de 8,2% no mês passado frente ao mesmo período de 2024, somando 219,1 mil unidades. Na comparação com outubro, houve queda de 11,6% na fabricação de veículos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Divulgado nesta segunda-feira, 8, pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras, o balanço mostra 2,46 milhões de veículos montados no acumulado desde o início do ano, um crescimento de 4,1% frente aos onze primeiros meses de 2024.

Vendas

Sob o impacto do crédito mais caro, as vendas do mês passado, de 238,6 mil veículos, recuaram 5,9% no comparativo com novembro de 2024, a maior queda de um mês no comparativo interanual em três anos e meio.
Na margem, ou seja, de outubro para novembro, as vendas encolheram 8,5%, neste caso prejudicadas pelo calendário com quatro dias úteis a menos do mês passado. Com isso, o crescimento no acumulado do ano caiu para 1,4%, com 2,41 milhões de veículos vendidos de janeiro a novembro.
Exportações As exportações, que vinham ajudando a sustentar os volumes, desta vez caíram, somando 35,7 mil veículos embarcados no mês passado. O número corresponde a uma queda de 13,8% em relação a novembro de 2024. Frente a outubro, houve queda de 12% nos embarques.
Desde o início do ano, 510,1 mil veículos foram exportados, com crescimento de 37,9% ante os onze primeiros meses de 2024. A Argentina é o principal destino das vendas de veículos ao exterior e puxa o resultado.

Emprego

O balanço da Anfavea mostra ainda que 88 vagas de emprego foram eliminadas nas montadoras em novembro. O setor agora emprega 110,8 mil trabalhadores.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Das 10 companhias que mais receberam do Master, 4 têm sinais de empresa fachada
Iate Clube de Vitória
Iate Clube: navegar rumo ao centenário
Imagem de destaque
Por que nunca é tarde demais para começar a fazer terapia

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados