> >
Confira as principais regras para uso do reboque no seu carro

Confira as principais regras para uso do reboque no seu carro

Segundo inspetor da PRF, o transporte de cargas em reboque deve seguir algumas normas, com regras semelhantes exigidas para veículos

Publicado em 27 de julho de 2021 às 20:04

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Engate de reboque facilita transporte de cargas
Engate de reboque facilita transporte de cargas. (Pixabay)

Do food truck ao carro de mudança, muitos condutores optam pelo uso do reboque. Seja qual for a capacidade de tração do veículo, a ferramenta principal para o transporte de cargas em um "veículo adicional" é a estrutura de engate — uma pequena esfera maciça, que fica grudada na traseira do carro. O item oferece vantagens e mais segurança no trânsito de algumas cargas, mas exige atenção e cuidados.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo Valdo Lemos lembrou que, além do transporte, condutores utilizam o reboque para diversos fins, como a proteção contra colisão traseira e até estética.

Direção Segura - Quais são as regras para uso de reboque? PRF esclarece!

Em entrevista à jornalista Patrícia Vallim, da Rádio CBN Vitória, o inspetor explicou que não há proibição para o uso do reboque. No entanto, é preciso respeitar a regulamentação sobre a instalação, por exemplo.

Aspas de citação

O reboque é um veículo. Precisa ter placa e pneus em boas condições, como o carro que o conduz. É necessário ter responsabilidade durante o uso

Valdo Lemos
Inspetor da PRF
Aspas de citação

CONFIRA AS PRINCIPAIS REGRAS

  • Engate de reboque facilita transporte de cargas

    01

    FORMATO E SUPERFÍCIE

    De acordo com o inspetor, o engate precisa ser uma esfera maciça. Não há espaço para outros formatos. A base não pode ter superfície cortante. A ideia do engate é rebocar, e não pode prejudicar terceiros, como pessoas ou veículos que toquem o item.

  • Trânsito, mobilidade urbana

    02

    TOMADA É OBRIGATÓRIA

    Além da superfície, o engate tem uma tomada para ligar o carro ao segundo veículo. De acordo com Valdo Lemos, a tomada precisa estar presente, mesmo que não seja usada a todo instante. O item facilita que as luzes e as sinalizações sejam evidenciadas.

  • Motorista que for pegar a estrada no Carnaval deve estar atento às condições das rodovias

    03

    CORRENTE DEVE SER USADA

    Além da tomada, que viabiliza maior segurança no trânsito, a corrente que liga o carro ao veículo independente deve ser sempre usada. Ela é mais um item que dá segurança, garantindo que não  haja desprendimento.

  • Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será mais caro em 2021 no ES

    04

    CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

    Assim como a maior parte dos meios de transporte, carregar um reboque em um veículo exige a Carteira Nacional de Habilitação. A regra é a seguinte: se o veículo independente tiver até seis toneladas, é necessário ter carteira da categoria B. Caso a carga seja ainda mais pesada, o condutor deverá se habilitado na categoria E.

  • Trânsito de carros

    05

    CUIDADOS ADICIONAIS

    Você já deve ter visto que algumas cargas possuem adesivos de alerta. De acordo com o inspetor, é recomendado que o veículo independente tenha fitas refletivas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais