> >
Comprar um carro ou alugar: o que vale mais a pena para você?

Comprar um carro ou alugar: o que vale mais a pena para você?

Segundo o comentarista da CBN Vitória, Ricardo Barbosa, o serviço de "carro de assinatura" veio para ficar, mas o motorista deve  colocar na ponta do lápis para ver o que compensa mais

Publicado em 16 de agosto de 2021 às 20:43

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Aluguel de carros é um dos segmentos avaliados no Recall de Marcas 2021
Aluguel de carros é um dos segmentos avaliados no Recall de Marcas 2021. (Prostooleh/Freepik)

O mercado de assinatura de carros tem ganhado cada vez mais espaço no mercado como uma alternativa para aqueles que não estão mais interessados em financiar ou comprar um veículo à vista. Ricardo Barbosa, comentarista do quadro Pit Stop CBN, da CBN Vitória, explica que o serviço parece que veio para ficar no mercado automobilístico, mas é preciso colocar na ponta do lápis para saber que vale mais a pena: comprar ou alugar um carro.

De acordo com o especialista, o chamado "carro de assinatura" é a classificação de um aluguel de carro, mas por um período maior de tempo, com contratos que duram de um a dois anos. "Com essa nova modalidade, o motorista pode ter sempre um carro 0 km na garagem e ainda consegue escolher detalhes como o modelo, a cor, motor e acessórios que forem mais convenientes", explica.  

Outro ponto positivo, segundo Ricardo, é que geralmente a assinatura é feita por locadoras e grande parte das despesas já são incluídas na mensalidade. "O motorista não tem que se preocupar com as despesas que seriam mais pesadas como IPVA, documentação, seguro e assistência, o que na, ponta do lápis no final do mês, faz muita diferença", detalha. 

Entretanto, o especialista lembra que o carro não é do indivíduo que opta pelo serviço, já que se trata de um aluguel. "Caso o motorista tenha muita importância em ter um bem com o seu nome e tenha o dinheiro disponível para pagar à vista, é melhor comprar o carro. Já para os que pensam em um financiamento, a melhor opção é o aluguel", explica Ricardo, que apntou pontos positivos e negativos da modalidade. 

VANTAGENS DO CARRO POR ASSINATURA: 

  • 01

    Possibilidade de ter um veículo novo o ano todo

    Segundo o especialista, no sistema do carro por assinatura, o cliente pode devolver o carro  utilizado por você durante o período do contrato e depois pegar um novo na concessionária. "Dessa forma o motorista vai ter sempre a possibilidade de ter um veículo zero quilômetros à sua disposição, uma vantagem para quem não fica muito tempo com o mesmo carro", explica. 

  • 02

    Sem preocupação com burocracias

    Durante o período da assinatura, a locadora do veículo também é a responsável por todos os custos que estão inclusos e necessários para um funcionamento perfeito do veículo. "Manutenção, assistência, IPVA, documentação e seguro não serão uma preocupação do cliente", detalha. 

  • 03

    Não se preocupa com a revenda

    De acordo com Ricardo, uma das grandes preocupações dos donos de automóveis nos dias atuais é a revenda do veículo no momento do desejo de comprar um novo. "Com o aluguel, não existe a 'dor de cabeça' ao procurar um comprador, modificar os documentos do carro, entre outros possíveis problemas que podem surgir na hora da revenda", completa. 

DESVANTAGENS DO CARRO POR ASSINATURA: 

  • 01

    O carro não está no seu nome

    Para os motoristas que tem o objetivo de ficar com um carro por pouco tempo na e gostam de contar com a posse de um bem em seu nome, o carro por assinatura não é a melhor escolha. "Caso a pessoa tenha a necessidade de ter os documentos do veículo em seu nome, isso não vai acontecer no aluguel e talvez seja melhor optar pela tradicional compra", explica Ricardo. 

  • 02

    Limite de tempo e quilômetros rodados com o veículo

    Ricardo explica que algumas concessionárias ou prestadoras de serviços responsáveis pelo aluguel estipulam um tempo, que pode variar de um ano ou mais para a "posse do carro", tendo que ser avaliada conforme a necessidade do usuário. "Além disso, algumas contam com um limite de quilometragem e caso cliente ultrapasse a 'mera' pode pagar um valor extra que custa no bolso", descreve. 

O especialista também faz uma lista de 10 perguntas para se fazer antes de resolver comprar ou alugar o carro. "São perguntas que sempre realizo para meus clientes durante consultorias, não tem uma resposta específica, mas, por exemplo, se a pessoa viaja muito e não utiliza tanto o veículo, melhor alugar do que ter um carro com IPVA na garagem", destaca. 

10 PERGUNTAS PARA PENSAR: 

  • Com que frequência eu uso o carro?
  • Quantos quilômetros eu rodo por dia? 
  • Uso o carro apenas no final de semana? 
  • Viajo muito? 
  • Tenho filhos pequenos?
  • O custo com o carro pesa muito no orçamento manutenção?
  • Fico irritado quando não acho vaga para estacionar? 
  • Na revenda do meu carro, sempre perco dinheiro? 
  • Moro perto do trabalho?
  • Cuido dos meus pais já de idade?

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais