> >
Neymara Carvalho elimina favorita e austríaca é campeã mundial de bodyboarding no ES

Neymara Carvalho elimina favorita e austríaca é campeã mundial de bodyboarding no ES

Alexandra Rinder levantou o troféu mundial depois da eliminação de japonesa número um do ranking, nas quartas de final do Wahine, em Jacaraípe

Vinícius Lima

Estagiário / [email protected]

Publicado em 17 de setembro de 2025 às 15:08

Alexandra Rinder levantou o troféu mundial de bodyboarding depois da eliminação de japonesa número um do ranking, nas quartas de final do Wahine

Uma manhã de muita festa na praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra. Neymara Carvalho, pentacampeã do mundo de bodyboarding, venceu e decidiu mais um título mundial nesta quarta-feira (17). Desta vez, porém, o troféu foi para outra competidora. Alexandra Rinder, atleta das Ilhas Canárias que compete pela Áustria, se sagrou a campeã do Circuito Mundial 2025 de forma antecipada.

O título deste ano veio antes mesmo de Alexandra entrar no mar pelas quartas de final. Na bateria anterior a sua, estava na água a número 1 do mundo, a japonesa Namika Yamashita, que também brigava pelo título, disputando um lugar na semifinal com Neymara. A capixaba fez uma bateria perfeita, conseguiu uma onda com nota 9, e venceu Namika. Além de avançar no Wahine, somando 15.65 contra 11.75 da japonesa, garantiu a conquista antecipada da austríaca.

"Sabe qual é o sentimento? É de que eu mesmo com 49 anos, eu consigo, sabe? E os pensamentos de parar sempre vêm na cabeça quando acontece uma derrota, mas quando acontece uma vitória dessas eu falo 'não, eu quero mais um título mundial'. E eu acho que eu tenho surfe, saúde e treinamento para isso. Eu estou muito feliz, estou no ápice da minha carreira esportiva", disse Neymara, que vai enfrentar a gaúcha Josilani Amorim na semifinal.

Quartas de final do Wahine Bodyboarding Pro 2025
Quartas de final do Wahine Bodyboarding Pro 2025 Crédito: Fernando Madeira

Tricampeonato 10 anos depois

Alexandra voltou a conquistar o título após 10 anos. Em 2014, foi a mais jovem campeã mundial da história, com 16 anos, comemorando um ano depois o bicampeonato. Agora, ganha o seu terceiro título competindo no Wahine. A bodyboarder nasceu em Las Palmas de Gran Canaria, sua mãe alemã, mas decidiu representar o país natal de seu pai, a Áustria.

"Ganhar meu terceiro título mundial é incrível e melhor ainda é ganhá-lo em um evento exclusivamente feminino, ao lado da Neymara Carvalho. Hoje vou apenas aproveitar, vou dormir como um bebê esta noite depois de todo o estresse. Eu sou muito grata por todos que me apoiaram: meus patrocinadores, minha família, meus amigos, e para mim mesmo. Eu sou grata por começar a cuidar de mim novamente, me levantar de baixo e chegar ao topo novamente. E espero não ter que esperar mais 10 anos para o meu próximo título", destacou Alexandra emocionada. 

Quartas de final do Wahine Bodyboarding Pro 2025
Quartas de final do Wahine Bodyboarding Pro 2025 Crédito: Fernando Madeira

Cena invertida 26 anos depois

Em 2009, Neymara conquistou seu quinto e, até então, último título mundial. A última etapa aconteceu nas Ilhas Canárias, local de crescimento de Alexandra e onde a capixaba levantou o troféu. Na época, a atual campeã tinha 11 anos e protagonizou uma cena que marcou Neymara Carvalho, que fez questão de repetir nesta quarta-feira.

"Eu queria levantar a Alessandra como campeã mundial. A Namika é excelente, mas no meu último título mundial em 2009, a Alê era uma pirralha. Me levantou e agora eu fiz isso com ela. Parabéns. E apesar dela ser grandona, eu só fiz assim. Mas eu lembro dela pequenininha me levantando, vibrando muito comigo e eu tava com esse pensamento. Eu quero ganhar por mim, mas eu quero ganhar porque eu quero fazer, eu quero que a história seja assim, sabe? Uma devolutiva também, foi. Foi muito perfeito", lembrou a capixaba.

Quartas de final do Wahine Bodyboarding Pro 2025 por Fernando Madeira

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

capixaba Esportes Surfe

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais