Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Vela

ES terá quatro veleiros pela primeira vez em competição tradicional

Ao todo, as equipes reúnem 28 velejadores capixabas e, além deles, o multi-medalhista olímpico Torben Grael está entre os destaques desta edição, comandando o veleiro Magia

Publicado em 05 de Novembro de 2025 às 14:29

Redação de A Gazeta

Publicado em 

05 nov 2025 às 14:29
ES terá quatro veleiros pela primeira vez em competição tradicional
ES terá quatro veleiros pela primeira vez em competição tradicional Crédito: Circuito Rio/Divulgação
O 56º Circuito Rio, a competição mais tradicional da vela oceânica brasileira, vai acontecer entre os dias 6 e 9 de novembro, no Rio de Janeiro, e quatro veleiros do Espírito Santo marcarão presença no torneio: Bravo, +Bravissimo, Mariscal e Absoluto. Ao todo, as equipes reúnem 28 velejadores capixabas e, além deles, o multi-medalhista olímpico Torben Grael está entre os destaques desta edição, comandando o veleiro Magia.
De acordo com a Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), esta edição é histórica, com um total de 27 veleiros inscritos na classe ORC, número superior ao registrado na SIVI deste ano, considerada a maior competição de vela oceânica da América do Sul. No total, são esperados mais de 50 barcos nas classes Oceano (ORC, BRA-RGS e RGS Cruiser), reforçando a relevância técnica do evento no calendário nacional.
ES terá quatro veleiros pela primeira vez em competição tradicional
ES terá quatro veleiros pela primeira vez em competição tradicional Crédito: Circuito Rio/Divulgação
Na classe ORC, competem o Bravo, comandado por Renato Avelar, e o +Bravissimo, de Luciano Secchin. Na BRA-RGS (Cruiser), disputam o Mariscal, de Maiko Amorim, e o Absoluto, comandado por Kaio Mendes. Bravo e Mariscal são os atuais campeões estaduais capixabas. 
O Espírito Santo já soma resultados importantes no Circuito Rio. O +Bravissimo foi campeão geral em 2020 e venceu sua categoria em 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022.  A tripulação do Bravo também brilhou, com o vice-campeonato geral em 2020.
“Iniciamos nossa participação no Circuito Rio em 2009. Agora, será a nossa segunda participação com o Bravo. Após uma sólida temporada, vamos representar o Espírito Santo entre os grandes nomes da vela brasileira.”, ressalta Renato Avelar, comandante do Bravo.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Lula
Soberania, memória e o futuro em disputa: Brasil precisa de um caminho, não de um atalho
Morre Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, aos 78 anos
Morre Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, aos 78 anos
Saúde é o principal problema do Espírito Santo, de acordo com pesquisa Quaest
Saúde é o principal problema do ES, de acordo com entrevistados pela Quaest

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados