Estagiário / vinicius.rodrigues@redegazeta.com.b
Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 14:26
Rio Branco e Porto Vitória ainda não venceram no Capixabão 2025 e, nesta terça-feira (28), os clubes se enfrentaram e ficaram no empate em 1 a 1, em jogo válido pela terceira rodada do Estadual, no Kleber Andrade. O jogo equilibrado marcou o encontro das duas equipes campeãs dos principais torneios do Espírito Santo do ano passado – o Rio Branco, do Capixabão, e o Porto, da Copa ES – e dos clubes que mais investem no futebol capixaba.
O jejum de vitórias na competição já ligou um sinal de alerta para os dois times, que saíram de campo frustrados com o resultado na noite desta terça. De um lado, o Rio Branco abriu o placar no primeiro tempo, acumulou chances desperdiças, se recuou muito e acabou levando o empate, depois de Jacó cometer pênalti no final do segundo tempo.
Do outro o Porto, que jogou bem, dominou a segunda etapa da partida, conseguiu empatar depois da penalidade aos 85 minutos, e continuou pressionando durante todos os quase dez minutos de acréscimos. Porém, virou a virada escapar depois que árbitro Raphael Garcia apitou ao centro de campo e encerrou a peleja antes que o Verdão pudesse cobrar o último escanteio, depois que o próprio juiz paralisou a partida por quase dois minutos para revisão de lance pelo VAR.
"O primeiro tempo um pouco abaixo, a gente reconhece e cobramos isso no intervalo do jogo. O segundo tempo foi outra história, a gente teve outra postura, outra pegada, conseguimos buscar o gol do empate. E no final o juiz faz um negócio desse, cara... eu acho que é falta de caráter. Quando a gente fala, a gente é errado, mas o que houve no jogo passado e agora é coisa que não pode acontecer no futebol, e isso cada vez mais está feio. Acho que as pessoas têm que ter mais caráter dentro de campo, e respeitar tanto um lado como o outro, e o que aconteceu hoje aqui não existe. A gente em cima o tempo todo, um lance ali, que era escanteio nosso... o cara vai olhar o VAR e, de repente, acaba o jogo. Não existe isso", disse Didira, capitão do Porto Vitória, estarrecido após o apito final em entrevista exclusiva para AG Esportes.
"A gente teve 8 minutos de acréscimo. Após esse acréscimo houve outras paradas, ele ficou, se não me engano, de 3 a 4 minutos esperando o retorno do VAR, me parece, e não deixou nem cobrar o escanteio. Isso gerou realmente um conflito, uma indignação muito grande da nossa parte", disse Fábio Brostel, treinador do Porto Vitória, mais contido em suas palavras acerca da arbitragem.
Em quatro jogos, o Rio Branco soma uma vitória, dois empates e uma derrota, sendo o único triunfo da temporada no clássico contra o Vitória pela Copa Verde. No Capixabão 2025 ainda não venceu e tem apenas um gol marcado em três jogos, o que preocupa o torcedor depois de um terço da primeira fase da competição já ter passado. Assim como no Vi-Rio, no confronto contra o Porto, o Brancão abre o placar, mas acaba recuando a aparenta se conformar com a vantagem, cedendo pressão para a equipe adversária. Perguntado sobre essa impressão tática do jogo, Ricardo Colbachini discordou.
"Eu acho que o Porto teve a bola e conseguiu construir no segundo tempo, mas quais chances claras até o gol? Então a gente está com um mental forte. É matar quando a gente tem o contra-ataque... saímos em 3 contra 2, em três ou quatro oportunidades. Matar essa situação, fazer os nossos gols, fazer o 2 a 0 e a partida termina. A gente não matou, e não conseguiu sustentar a pressão até o final. Para as próximas partidas a gente precisa estar mais concentrado, principalmente nesses minutos finais da partida, onde acontecem muitos gols, e é um jogo na nossa casa, nós precisamos vencer, ainda não vencemos o campeonato, e na próxima partida nós vamos com muita força para vencer e espantar essa fase horrível.", disse ele.
Marcando o primeiro jogo da terceira rosada do Campeonato Capixaba 2025, o empate não favorece nenhuma das duas equipes, que estão na parte de baixo da tabela. O Rio Branco vai a 2 pontos, saindo da zona de rebaixamento, mas com um jogo a menos que Real Noroeste, Vitória e Jaguaré, que estão abaixo do Capa-Preta. Já o Porto, chega a 3 pontos e permanece na quinta colocação.
Agora, o Brancão viaja até a região Serrana para jogar contra o xará Rio Branco VN, reeditando a final do Capixabão 2025, no próximo domingo (02). Já o Porto, vai enfrentar o Capixaba, no Estádio Emílio Nemer, em Castelo, nesta sexta (31).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta