Editor-chefe do ge Espírito Santo / snovo@redegazeta.com.br
Publicado em 16 de abril de 2025 às 15:44
O Rio Branco vai disputar o Campeonato Brasileiro Série D, em 2025, pela quinta vez em sua história. A primeira partida do Capa-Preta acontece neste sábado, quando enfrenta o Maricá, no Rio de Janeiro. Nas quatro estreias anteriores, o Brancão sempre atuou fora do Espírito Santo, onde sofreu duas derrotas, um empate e conquistou apenas uma vitória.
O Rio Branco estreou na primeira edição da Série D, em 2009, com derrota. O time, na época treinado pelo técnico Paulo Marcos, perdeu para o Atlético-BA, por 4 a 2, no estádio Caldeirão, em Alagoinhas, no interior da Bahia. Após segurar a pressão dos baianos, no primeiro tempo, o Capa Preta sofreu o primeiro gol logo aos quatro minutos, da etapa final. O time capixaba reagiu e virou o jogo em cinco minutos, primeiro gol Ronicley, aos 26, e depois com Marcelo Pelé, aos 31.
Se o cansaço da longa viagem começava a pesar, as coisas ficaram ainda piores com a lesão do volante Siller. Como o treinador Paulo Marcos já havia feito as três substituições, o Rio Branco passou a jogar com um a menos e viu o adversário virar a partida com gols aos 33, 39 e 44 minutos.
Em 2010, o Rio Branco foi novamente o representante do Espírito Santo na Série D do Brasileirão. E, outra vez, a estreia do Brancão aconteceu fora do Estado e contra um time baiano. No estádio Armando Oliveira, o Capa-Preta ficou no 1 a 1 com o Camaçari.
Os dois gols da partida saíram ainda no início do primeiro tempo. Aos três minutos, o volante Gil Baiano cometeu pênalti em Dinho. O lateral-direito Maicon bateu e abriu o placar para a equipe da Bahia. O Rio Branco reagiu e chegou ao empate aos 16 minutos. O também lateral-direito Emerson aproveitou uma bola que sobrou na área e não deu chances ao goleiro Alan Freire.
Em 2015, o Rio Branco fez a sua melhor campanha, na Série D do Brasilerão. O Capa-Preta foi até às oitavas de final, quando foi eliminado pela Caldense. E foi contra a mesma Caldense, que o Brancão fez a sua estreia naquele ano. Novamente atuando fora do Espírito Santo, o time capixaba não fez um bom jogo e perdeu para o time mineiro, por 1 a 0, no estádio Ronaldão.
O único gol da partida saiu aos 27 minutos, do primeiro tempo, em um lance de oportunismo de Careca. Na jogada, Diney avançou pela esquerda e finalizou. A bola desviou em um defensor do Rio Branco e sobrou para o atacante da Veterana marcar.
A única vitória do Rio Branco, em estreias na Série D do Brasileirão, aconteceu em 2021, quando disputou a fase preliminar. Na ocasião, o time capixaba enfrentou o Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul, em um mata-mata. No jogo de ida, realizado no estádio Noroeste, em Aquidauana, o Capa-Preta goleou por 4 a 1.
O Brancão abriu uma boa vantagem, ainda no primeiro tempo, quando fez três gols com meia Geovane Loubo e o atacante Chiquinho, que marcou duas vezes. O Aquidauanense ainda descontou em uma cobrança de falta de Júlio César. Na etapa final, Marcus Vinícius fez o quarto gol do Rio Branco, após receber um passe de Diego Noronha, que havia driblado quatro defensores.
A estreia do Rio Branco, no Campeonato Brasileiro Série D 2025, será fora de casa, no sábado, às 16h (de Brasília). O Capa-Preta viaja até a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para visitar o Maricá, no estádio João Saldanha. O ge.globo acompanha todos os jogos do Brancão em Tempo Real.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta