> >
Geovani Silva vai dar nome à nova taça do Campeonato Capixaba 2024

Geovani Silva vai dar nome à nova taça do Campeonato Capixaba 2024

"Pequeno príncipe" foi escolhido para batizar o troféu da competição por meio de votação popular

Publicado em 10 de abril de 2024 às 17:12

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Troféu Geovani Silva será estreado neste final de semana na final do Campeonato Capixaba
Troféu Geovani Silva será estreado neste final de semana na final do Campeonato Capixaba. (Divulgação/FES)

Por Tiago Taam

Rio Branco e Rio Branco-VN decidem, no sábado, o título do Campeonato Capixaba 2024. O futuro campeão vai levantar pela primeira vez a Taça Geovani Silva. O nome do novo troféu, esculpido por um artista plástico, foi escolhido por meio de um concurso cultural.

Até então, genérico, o modelo da taça do Campeonato Capixaba foi trocado cinco vezes nos últimos 13 anos. Em busca de trazer mais identidade e simbolismo para o troféu, a Federação de Futebol (FES) decidiu remodelar a taça e homenagear um ídolo capixaba. Segundo a FES, a troca do troféu “simboliza novos tempos do futebol capixaba”. A entidade não informou se o novo modelo será permanente.

Criação da nova taça do Capixabão

O artista plástico Zota Coelho foi chamado para ser o responsável de pôr o projeto do troféu em prática. A logo do Estadual, que já havia sido criada pela designer Raísa Haig, serviu de inspiração ao produzir o principal símbolo do Campeonato Capixaba. Além do trabalho, que demanda técnica, criatividade e experiência, o artista teve de inserir algumas alterações, mesmo sem saber qual seria o nome que intitularia a taça.

"A Federação me ofereceu como inspiração a logo do campeonato que havia sido reformulada. A logo é uma composição bidimensional e a minha tarefa foi a de tornar aquele design, que sozinho já dialogava lindamente com o propósito do campeonato, e transformá-lo em algo tridimensional e tangível do ponto de vista estrutural. Essa transição do desenho bidimensional para o mundo real exige que novas camadas de interpretação se sobreponham à peça, mas sem perder a essência que ela já carregava. A partir daí, me ative ao conceito de movimento", contou o artista Zota, ao ge.globo.

Criação da nova taça do Campeonato Capixaba
Criação da nova taça do Campeonato Capixaba. (FES e Henrique Montovanelli)

Zota Coelho também explicou detalhes feitos na Taça Geovani Silva, que chamam atenção ao formato de disputa do Campeonato Capixaba, aumentando a identificação com o torneio.

"A coluna principal foi formada por peças separadas representando os grupos onde os times são distribuídos e toda a composição cresce em volume à medida que o campeonato evolui. No topo, as partes laterais se encontram e toda a seção vai se reduzindo, eliminando concorrentes, até ao ângulo superior. A partir dali, todo o espaço etéreo acima do troféu, incluindo o topo, pertence ao campeão. As alças, que tinham um papel mais funcional da composição da logo, torna-se um anel que orbita a coluna central. Ela representa a complexidade da estrutura existente para tornar o espetáculo mais protegido, surgindo da base e evoluindo sem interferir em nada, 'flutuando' a seu redor", concluiu.

Geovani Silva vence votação da nova taça do Campeonato Capixaba

Geovani Silva
Geovani Silva. (Arquivo Pessoal)

Para definir o nome da nova taça do Campeonato Capixaba, a Federação de Futebol (FES), em parceria com a TVE Espírito Santo, criou um concurso cultural. Após a primeira fase, uma comissão julgadora escolheu quatro nomes finalistas: Alcy Simões (maior campeão do Campeonato Capixaba), José Fontana (único capixaba campeão da Copa do Mundo), Jota Oliveira (radialista) e Geovani Silva (campeão capixaba cinco vezes e um dos maiores meias da história do futebol brasileiro). Durante duas semanas, esses nomes receberam votos de internautas da emissora estatal e Geovani sagrou-se vencedor.

Com 60 anos recém-completados, Geovani Faria da Silva é nasceu em Vitória e foi revelado ao país do futebol, após vencer o Estadual de 1980, com a Desportiva Ferroviária. No ano do primeiro título no profissional, também levantou taça da categoria Júnior e Juvenil, despertando interesse do Vasco, onde seria apelidado de Pequeno Príncipe da Colina, outro clube que deixou idolatria, após jogar por 12 anos no 'Bacalhau'.

O ex-meia, de 1,68 m, também atuou por Bologna-ITA, Karlsuhre-ALE, Tigres-MÉX, XV de Jaú, Rio Branco, Serra, Tupy e Vilavelhense. Na Seleção Brasileira, Geovani começou na base onde disputou duas Copas do Mundo Sub-20. Na segunda, em 1983, foi campeão, artilheiro e eleito o melhor jogador. Ainda pela Seleção, o Pequeno Príncipe foi prata nas Olimpíadas de Seul, conquistando a primeira medalha da história do Espírito Santo.

Ainda se recuperando de uma infecção intestinal, que o deixou internado por 24 dia, Geovani Silva se manifestou por meio das suas redes sociais. O ex-meia ficou feliz pela homenagem e votação dos amantes do futebol capixaba.

"Tenho muito orgulho de ter nascido em terra capixaba e surgido profissionalmente nesse campeonato, que me “lançou” para o mundo, ajudando o meu sonho de garoto em ir para Seleção de Base, jogar por um grande clube, o Vasco e chegar a Seleção Principal. No Capixabão foram 5 títulos, em 1980, 1981 e 2000 pela Desportiva Ferroviária, em 1998 pelo Linhares EC e em 1999 pelo Serra que guardo recordações com carinho e que levo, nessa homenagem, todos os jogadores e pessoas que me ajudaram e que estiveram juntos! Em 2024, Rio Branco-VN e Rio Branco disputam esse troféu! Que vença o melhor! Gratidão por todos que votaram e escolheram! Gostaria muito de estar presente para ver e receber esta homenagem de perto, mas estou me recuperando para termos essa oportunidade um dia", comunicou o ídolo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais