Retorno às aulas presenciais no ES não é consenso entre leitores

Liberação vai da educação infantil ao ensino superior e vale mesmo nas cidades classificadas em risco alto para a transmissão da Covid-19

Publicado em 14/06/2021 às 11h12
Aluno na sala de aula
Volta à sala de aula no ES está autorizada a partir do dia 21 de junho. Crédito: Shutterstock

Todas as instituições de ensino do Espírito Santo, da educação infantil ao ensino superior, estão autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (21). A liberação vale mesmo nas cidades classificadas em risco alto para a transmissão da Covid-19.

A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande na sexta-feira (11), e levou em consideração dois aspectos: a queda nos indicadores de casos e óbitos em todo o Estado e a cobertura vacinal dos profissionais da Educação. Segundo o chefe do Executivo estadual, 100% da categoria terá recebido a primeira dose até a próxima semana. 

Nas redes sociais de A Gazeta, o retorno às atividades presenciais não foi consenso entre os leitores. Muitos pais demonstraram preocupação e afirmam que vão manter os filhos no modelo remoto. Leia alguns comentários:

Ok, professores vacinados. E os alunos estão vacinados? Antes que alguém fale algo: não, meu filho não fica na rua jogando bola, meu filho não vai à praia, ao shopping. Ele é do grupo de risco e, infelizmente, pela idade ainda não pode vacinar. Ele pega ônibus para ir para a escola e podem observar que os ônibus estão lotados e que infelizmente muitos andam sem máscaras. (Rose Amorim)

Passou da hora! O prejuízo de aprendizagem e emocional que as crianças sofreram e sofrem nesta pandemia com as escolas fechadas é irreparável! (Priscilla Espíndula)

Um professor vacinado em uma sala com mais de trinta alunos. Trinta alunos sem vacina, ficando mais de cinco horas em uma sala. A conta não bate. (Ana Paula Correia)

Não sendo obrigatório e podendo ainda continuar usando o ensino remoto para quem quiser continuar estudando de casa, por mim tudo bem. (Davi Nascimento)

Escolas seguindo o protocolo são seguras, ainda mais com professores vacinados, usando máscara e tomando os cuidados. Lugar de criança é na escola! Quantas outras pessoas ao nosso redor também foram imunizadas? Muitas, certamente! E logo chegará nossa vez. Use máscara, mantenha o distanciamento! (Ana Paula Nogueira)

Se tem que tomar duas doses para a imunização completa, então não tem que voltar agora. O correto é tomar as duas doses, senhor Casagrande. Quanto mais na educação infantil, onde o professor tem contato a todo momento com a criança. (Luana Gomes Guimarães)

Se obrigarem meu filho a voltar à sala de aula sem tomar a vacina, serei obrigado a tirá -lo da escola. (José Pedro Minto)

Parabéns, governador, pela atitude. A educação precisa ser prioridade. (Cláudia Valéria Mees Fernandes)

Educação tem que ser prioridade. Os protocolos estão aí, vamos seguir obedecendo ! (Sabrina Sill Teixeira)

A imunidade é adquirida só após a segunda dose. Não custava esperar mais um pouco para que ao menos os professores a tomassem. Alunos têm a opção de escolha, ir ou não ir. Professores, não. Todos querem se vacinar. (Paty Davis)

Depois de um ano e meio com os alunos e pais sendo enganados com a falácia do ensino à distância, voltam, enfim, com as aulas presenciais. (Rômulo Chagas)

Então até dia 21 os alunos terão tomado as vacinas, né? Porque professores podem se proteger, mas nossos filhos podem correr o risco? Ele perde o ano, mas não o deixo ir às aulas. Estou defendendo esse direito porque ele não sai para a rua. (Marcela Silva)

Ele quer que as crianças morram, né? As crianças não estão vacinadas e muitas delas têm comorbidades. Nas escolas, elas vão correr sérios riscos. (Fernanda dos Santos)

Nenhuma novidade. Professores vacinados, partiu campo de batalha. (Alex Lourenço)

Então só os professores passavam o vírus? Alunos entre alunos não? Sem contar que mesmo vacinados ainda podem transmitir o vírus… (Silvania Jacobsen)

Já passou da hora. Ou será que o coronavírus só está na escola? (Jean Callegari)

O governo pode até autorizar a volta às aulas, mas os pais não vão deixar os filhos correrem esse risco de contrair Covid. Eu não assino nada. #vacinaparatodos (Rosemary Pires Gouvea)

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.