> >
Governo autoriza aulas presenciais em todo o ES a partir do dia 21

Governo autoriza aulas presenciais em todo o ES a partir do dia 21

Medida contempla as turmas da educação infantil ao ensino superior; decisão do governo estadual de permitir retorno mesmo no risco alto considerou cobertura vacinal dos professores

Publicado em 11 de junho de 2021 às 18:47

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Alunos da Escola Major Alfredo Rabaioli, no bairro Mário Cypreste, com distanciamento entre eles na sala de aula
Nas salas de aula, medidas como distanciamento entre as carteiras e uso de máscara devem ser adotadas. (Carlos Alberto Silva)
Aline Nunes
Repórter de Cotidiano / [email protected]

As instituições de ensino de todos os municípios do Espírito Santo estão autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir do próximo dia 21. A liberação alcança desde as turmas da educação infantil até o ensino superior, mesmo nas cidades classificadas em risco alto para a transmissão da Covid-19

A decisão foi anunciada pelo  governador Renato Casagrande, em pronunciamento no início da noite desta sexta-feira (11), e levou em consideração dois aspectos: a queda nos indicadores de casos e óbitos em todo o Estado e a cobertura vacinal dos profissionais da Educação.

Governo autoriza aulas presenciais em todo o ES a partir do dia 21

O governador disse que, na próxima semana, 100% da categoria terá recebido a primeira dose. Esse público foi atendido com a vacina da Astrazeneca que, já na primeira aplicação, demonstra eficácia de 76%. 

O mapa de risco também foi usado na análise e revela a diminuição no ritmo da disseminação da doença no Espírito Santo. Na classificação que se encerra no próximo domingo (13), há 19 municípios em risco alto. Já a partir da segunda (14), serão apenas 8 cidades nesse estágio. 

Casagrande lembrou que, conforme os protocolos de segurança, em alguns casos haverá necessidade de revezamento de turmas para garantir o distanciamento mínimo exigido (1,5 metro) entre as pessoas nas salas de aula. Isso significa dizer que a medida será adotada, segundo a necessidade apresentada, a partir do número de alunos da instituição e tamanho do espaço escolar para evitar aglomeração. 

O ensino híbrido - parte presencial, parte on-line - também poderá ser implementado, sempre considerando as determinações das autoridades sanitárias sobre prevenção da Covid-19. 

"Decidimos que a educação vai retornar em todos os graus de risco e seguir as regras que temos hoje: em semanas alternadas e em número de alunos reduzido. Só devemos fazer mudanças nessas regras se voltarmos para o risco extremo (o nível mais crítico da pandemia)", ressaltou o governador. 

SUSPENSÃO

Devido à pandemia da Covid-19, o governo do Estado determinou mais de uma vez a suspensão das atividades presenciais nas escolas.  Em 2020, a medida foi implementada em março e a retomada das aulas ocorreu em setembro, para o ensino superior, e a partir de outubro, nos outros segmentos. Rede particular e estadual voltaram, mesmo com poucos alunos, mas as prefeituras não restabeleceram as atividades nas escolas porque a maioria das famílias optou por não enviar seus filhos. 

O ano de 2021 chegou com a expectativa de volta à normalidade, porém, mal havia começado o período letivo, e o governo determinou a quarentena, de 18 de março a 4 de abril, quando todo o Estado foi para o risco extremo. Foi o momento mais crítico da pandemia, com proibição de diversas atividades, inclusive educacionais.

As escolas foram obrigadas a fechar as portas em  22 de março, embora algumas tenham começado quatro dias antes. A partir de 5 de abril, só estavam autorizadas as atividades presenciais em municípios de risco baixo. Depois, gradativamente, as aulas nas instituições de ensino passaram a ser autorizadas, mesmo em cidades com classificação moderada ou alta, com medidas qualificadoras específicas e seguindo os protocolos de segurança determinados. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais