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Publicado em 11 de novembro de 2021 às 20:36
O freio de um veículo é um dos fatores fundamentais para a segurança nas estradas. Mas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, alguns caminhoneiros ignoram essa constatação e vêm adulterando os sistemas de freios de caminhões, não realizando manutenção adequada. Durante o mês de outubro deste ano, a corporação flagrou sete irregularidades em abordagens realizadas no posto da PRF na BR-101, em Linhares, no Norte do Estado. Já neste mês, foram dois registros. >
“Muitos caminhoneiros, por economia de tempo e de dinheiro, não dão a manutenção adequada ao veículo. Para impedir furos, eles isolam a mangueira de freio, amarrando com um arame, para o ar não vazar. Mas fazem isso sem saber o risco que eles estão gerando, porque se não houver vazão para o ar, as rodas ficam sem freio. Portanto, se precisarem frear, não vão conseguir”, explica o inspetor da PRF Jhonson Pestana, em entrevista ao repórter Caio Dias, da TV Gazeta Norte.>
Um dos caminhões abordados pela PRF durante fiscalização pesava 20 toneladas. Veículos como esse possuem um grande potencial lesivo e até fatal para as vítimas quando se envolvem em acidentes. >
Segundo o inspetor, as alterações — que colocam a vida do motorista e das demais pessoas que usam a rodovia em risco — podem gerar multa de R$ 195 e mais cinco pontos na CNH, além de ser crime previsto no Código Penal. >
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“O freio é equipamento obrigatório, por isso é crime. Então o motorista pode responder na Justiça por gerar perigo à vida e à saúde de outrem. Os motoristas assinam um termo circunstanciado, são liberados do local, mas podem ser convocados pelo Ministério Público para prestarem esclarecimentos”, afirma Pestana.>
Nas fiscalizações feitas pela PRF, além deste crime, os agentes têm flagrado negligência no uso do tacógrafo, dispositivo que monitora o tempo de uso, velocidade e distância percorrida pelos veículos. "Esse aparelho marca se o motorista fez pausa para descansar, e a velocidade em determinadas horas, então só de não estar com esse dispositivo funcionando corretamente, o motorista já pode responder a uma infração", finaliza o inspetor Jhonson Pestana.>
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