> >
Prefeito de Iconha pede ajuda do Exército para reconstruir cidade

Prefeito de Iconha pede ajuda do Exército para reconstruir cidade

João Paganini (PDT) encaminhou ofício ao Governo Estadual nesta quarta-feira (22), um dia depois da Defesa Civil estadual declarar que tropas ainda não são necessárias

Publicado em 22 de janeiro de 2020 às 16:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuvas deixaram rastro de destruição em Iconha, no Sul do Espírito Santo. (Fernando Madeira)

A Prefeitura de Iconha enviou um ofício ao Governo Estadual solicitando o apoio do Exército Brasileiro na limpeza e na reconstrução da cidade, bastante prejudicada por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo. O envio, que seguiu sob caráter de “urgência urgentíssima”, aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (22).

“O cenário é triste. Iconha acabou. Precisamos, sim, dessa ajuda. Quem está aqui não está dando conta. O Exército seria uma ajuda imensa nessa hora”, defendeu o prefeito João Paganini (PDT). Segundo equipe do gabinete dele, no ofício também foi reiterado os bloqueios das estradas e o estado de calamidade da cidade.

Esse pedido de ajuda da prefeitura acontece um dia depois da Defesa Civil Estadual afirmar que não há necessidade da presença do Exército na região. “O Corpo de Bombeiros disponibilizou 140 soldados apenas para dar conta da limpeza das cidades. Nós estamos dando respostas dentro do que é preciso”, afirmou André Có, coordenador do órgão.

Apesar da declaração, ele também deixou claro que tem um canal de comunicação aberto com o Exército e que a ajuda será solicitada, caso necessário. “Há disponibilização de caminhões e efetivo, mas temos que articular melhor os recursos para não ter uma sobreposição deles”, defendeu André Có.

Cidade ainda tenta se recuperar dos prejuízos causados pelas chuvas da semana passada. (Fernando Madeira)

Nesta quarta-feira (22), A Gazeta acionou o Governo do Espírito Santo a respeito do pedido de ajuda solicitado pela Prefeitura de Iconha. Assim que receber o retorno, esta matéria será atualizada.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais