> >
Governo do ES desmente recusa de apoio federal a cidades afetadas pela chuva

Governo do ES desmente recusa de apoio federal a cidades afetadas pela chuva

Defesa Civil Estadual diz que está trabalhando em conjunto com o governo federal e municípios para prestar socorro às vítimas das chuvas que atingiram o sul do Estado

Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 11:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bombeiros registram cenário de destruição após chuva forte em Iconha, no Sul do ES. (Corpo de Bombeiros)
Governo do ES desmente recusa de apoio federal a cidades afetadas pela chuva

O governo do Espírito Santo desmentiu, na manhã desta terça-feira (21), boatos que circulam nas redes sociais de que o governador Renato Casagrande teria rejeitado ajuda federal para reconstrução de cidades atingidas pelas fortes chuvas no sul do Estado. 

Em nota oficial, o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel André Có, declarou que Estado, governo federal e municípios estão trabalhando "em conjunto no socorro às vítimas das chuvas intensas que caíram nos últimos dias na região Sul do Espírito Santo".

De acordo com o coronel, a Secretária Nacional da Defesa Civil, que pertence ao governo federal, enviou ao Espírito Santo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), major Armin Braun, para contribuir com a operação. Desde que chegou ao Estado, o major participou de reuniões com municípios e também com o governador Renato Casagrande.

Iconha é um dos municípios destruídos pela chuva que está recebendo apoio federal. (Foto do leitor/Lucas Knupp)

Em um destes encontros, que aconteceu na última segunda-feira (20), foi decidido que o governo do Espírito Santo decretaria estado de calamidade pública para quatro municípios: Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul e o decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21). O major Armin Braun se comprometeu em garantir o reconhecimento federal da medida nesta quarta-feira (22).

"Esse recurso federal é obrigatório para ações emergenciais de reconstrução de infraestrutura, mas precisa de um levantamento para saber o que já foi feito e onde. O valor vai depender da necessidade apresentada pelos municípios e o que já está sendo coberto pelo dinheiro do Estado. Mas é um dinheiro que sai de maneira bastante rápida em relação a outras demandas. Geralmente costuma levar um, dois meses", ressaltou.

CASAGRANDE CRITICA BOATOS

O governador Renato Casagrande criticou os boatos de que ele estaria recusando ajuda financeira. De acordo com ele, o governo federal já está atuando no Estado.

Aspas de citação

O governo federal está aqui, o exército, a Defesa Civil Nacional. Isso é política de mais baixo nível, de quem aproveita uma hora de dor para criar instabilidade e dizer que não estamos aceitando ajuda. Gente que em vez de ajudar, atrapalha.

Renata Casagrande
Governador do Estado
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais