> >
Ordem de evacuação na região central de Cachoeiro é boato, diz prefeito

Ordem de evacuação na região central de Cachoeiro é boato, diz prefeito

Mensagens alertando que moradores e comerciantes deixem o Centro de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, por conta do risco de rompimento de barragem no município de Alegre são falsas, segundo o prefeito Victor Coelho

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 15:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Barragem de Francisco Gross, em Alegre, antes da cheia. (Reprodução Google Street View)

Várias mensagens circularam na manhã desta segunda-feira (27) pedindo que comerciantes e moradores instalados às margens do Rio Itapemirim, na região central de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, deixassem a área quanto antes devido ao risco de rompimento da barragem São João, em Alegre. No entanto, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, afirmou que o alerta não passa de boato.

Algumas mensagens chegam a utilizar o nome de instituições, como Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, o que deixou a população em alerta. Para esclarecer a situação, o prefeito Victor Coelho gravou um vídeo desmentindo as mensagens e divulgou em suas redes sociais.

No vídeo, ele confirma o risco de rompimento, que mantém Cachoeiro de Itapemirim em alerta vermelho, mas explica que ainda não foi emitida nenhuma ordem de evacuação de área no município. O chefe do Executivo municipal reforçou que está em contato com a Prefeitura de Alegre e com os órgãos oficiais para monitorar a situação e explicou que qualquer eventualidade será comunicada oficialmente à população.

BARRAGEM CONTINUA EM ALERTA

A barragem, administrada pela empresa Statkraft, de Francisco Gross, mais conhecida como barragem São João, em Alegre, continua com risco de rompimento. No último sábado (25), a prefeitura emitiu um alerta sobre o perigo, ordenando que os moradores deixassem a região dos distritos de Rive e Placa, este próximo a Muniz Freire.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais