> >
Barragem em Alegre ainda possui risco de rompimento, diz prefeitura

Barragem em Alegre ainda possui risco de rompimento, diz prefeitura

Local está sendo monitorado pela Defesa Civil. Famílias que foram retiradas da região ainda não têm autorização para voltar

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 12:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cheia na barragem de Francisco Gross. (Divulgação/Prefeitura de Alegre)

barragem de Francisco Gross, mais conhecida como São João, em Alegre, continua com risco de rompimento. O município segue em alerta e o local é monitorado pela Defesa Civil. 

A barragem é administrada pela empresa Statkraft. No último sábado (25), a Prefeitura de Alegre emitiu um alerta sobre o risco de rompimento, ordenando que os moradores deixassem a região dos distritos de Placa, próximo a Muniz Freire, e Rive. "A ordem é evacuação total das proximidades da usina e distrito de Rive. Não é risco de enchente, é de rompimento de barragem!", disse o comunicado.

De acordo com o prefeito de Alegre,  José Guilherme Aguilar, mesmo com a vazão do rio diminuindo e a água baixando, o risco de rompimento ainda permanece. Por isso, as famílias não estão autorizadas a retornar e a Defesa Civil monitora a barragem. 

Este vídeo pode te interessar

"Ainda há risco, porque o volume de água ainda é muito alto. A empresa já foi notificada e estamos com uma equipe técnica no local para fazer o relatório com informação mais precisa sobre o que está acontecendo. As pessoas que saíram das casas continuam fora da região", esclareceu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais