> >
Vice-prefeitos da Grande Vitória vão disputar eleições em 2022

Vice-prefeitos da Grande Vitória vão disputar eleições em 2022

Diferente de 2020, eles vão tentar uma vaga no Legislativo. Pela lei eleitoral, eles não precisam se afastar das funções que exercem para isso

Publicado em 31 de março de 2022 às 20:06- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Prefeituras da Grande Vitória
Eleitos em 2020 para o Poder Executivo municipal, eles vão tentar uma vaga de deputado. (Reprodução)

Em 2020, eles estiveram nas urnas compondo as chapas para prefeito das principais prefeituras da Grande Vitória. Em outubro deste ano, Capitã Estéfane (Patriota), Enfermeira Edna (Solidariedade), Thiago Carreiro (União Brasil) e Victor Linhalis (Podemos) voltarão a concorrer ao pleito, mas desta vez alçando uma vaga no Legislativo.

Eles são, respectivamente, os vice-prefeitos de VitóriaCariacicaSerra Vila Velha e se lançaram na disputa por vagas na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.

Diferente de outros servidores públicos comissionados ou efetivos, os vice-prefeitos não precisam se afastar do cargo para disputar as eleições. A regra de desincompatibilização não se aplica a eles, exceto em casos em que, por algum motivo, sucederem o prefeito seis meses antes do pleito. 

Confira qual cargo os vice-prefeitos de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha devem disputar:

  • Capitã Estéfane, vice de Lorenzo Pazolini, prefeito eleito de Vitória

    01

    Capitã Estéfane (Patriota)

    A vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, se filiou recentemente ao Patriota e é pré-candidata a deputada federal pelo partido. Ela vai disputar a eleição em uma legenda diferente da qual foi eleita na chapa com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). A troca de partido se deu após conflitos entre a vice e o chefe do Poder Executivo municipal. No início do mandato, Capitã Estéfane chegou a assumir, temporariamente, a Secretaria de Cultura de Vitória. A nomeação dela, no entanto, foi alvo de reclamações do setor. Estéfane foi exonerada do cargo e, desde então, não assumiu nenhuma posição dentro do secretariado de Pazolini.  

  • Vice de Euclério Sampaio, (DEM) - Enfermeia Edna, vice prefeita de Cariacica para a gestão 2021 a 2024

    02

    Enfermeira Edna (Solidariedade)

    A vice-prefeita de Cariacica, Enfermeira Edna, está de saída do Solidariedade para compor chapa em outro partido e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela conversa com três legendas para se filiar: União Brasil, Patriota e PSD.  Edna já foi filiada ao PTB e ao Republicanos e chegou a assumir o mandato de vereadora de Cariacica em 2015 como suplente de Marcos Bruno. 

  • Thiago Carreiro, vice prefeito da Serra na gestão do prefeito Sergio Vidigal, 2021 a 2024, ambos do PDT

    03

    Thiago Carreiro (União Brasil)

    Vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro era filiado ao Cidadania. Recentemente, trocou a legenda pelo União Brasil, partido que surgiu da fusão DEM e PSL e detém a maior fatia do fundo eleitoral. Carreiro é pré-candidato a deputado federal na chapa que está sendo montada por Felipe Rigoni, que preside a legenda no Espírito Santo. O vice-prefeito da Serra atuava como secretário de Turismo e Cultura e vai se afastar do secretariado devido à regra de desincompatibilização. Continuará atuando como vice. 

  •  Vice-prefeito eleito de Vila Velha, Victor Linhalis (Solidariedade)

    04

    Victor Linhalis (Podemos)

    O vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, disputou as eleições de 2020 filiado ao Solidariedade, partido que era presidido por ele na cidade canela-verde. Recentemente, se filiou ao Podemos para disputar o cargo de deputado federal. O Podemos é o partido do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. No Estado, é comandado por Gilson Daniel, que, ao lado de Victor Linhalis, integra a chapa para a Câmara dos Deputados.

Vice-prefeitos da Grande Vitória vão disputar eleições em 2022
Errata Correção
1 de abril de 2022 às 18:33

A reportagem informou anteriormente que o vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro, agora no União Brasil, estava no PDT. Na verdade, ele era filiado ao Cidadania. A informação foi corrigida.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais