> >
'Queremos mais lideranças do ES na eleição de 2026', diz diretor do RenovaBR

'Queremos mais lideranças do ES na eleição de 2026', diz diretor do RenovaBR

Com nova turma a ter formação iniciada no segundo semestre, escola de formação tem intenção de eleger pelo menos um deputado estadual ou federal capixaba no ano que vem

Publicado em 4 de julho de 2025 às 18:02

Gabriel Morais, diretor institucional do RenovaBR
Gabriel Morais, diretor institucional do RenovaBR, esteve em Vitória esta semana Crédito: Leticia Orlandi

De olho nas eleições de 2026, a organização suprapartidária Renova BR, que tem objetivo de formar novas lideranças políticas, vai começar o trabalho de formação de mais uma turma neste segundo semestre, preparando o grupo para concorrer a cargos políticos já no ano que vem.

Nesse contexto, o Estado está entre os focos do grupo. Para a escola de formação, o Espírito Santo é uma das prioridades visando à próxima leva de políticos que pretende lançar. O diretor institucional do RenovaBR, Gabriel Morais, afirma que o objetivo do grupo é eleger ao menos um deputado ou deputada do Estado em 2026. 

"Olhamos muito aqui para o Estado e queremos mais lideranças do Espírito Santo. Vamos ter um olhar nesse sentido na próxima turma para definir as pessoas. Queremos pensar uma formação e articulação aqui com a região também, definindo as políticas públicas em que possamos colaborar e construir juntos", afirma Morais.

00:00 / 02:13
'Queremos mais lideranças do ES na eleição de 2026', diz diretor do RenovaBR

O diretor do RenovaBR esteve em Vitória nesta semana e participou, na quinta-feira (3), do lançamento do ES 500 anos, plano de desenvolvimento do Espírito Santo para os próximos dez anos

No Espírito Santo, algumas figuras políticas foram formadas pelo grupo. Na base de lideranças ativas, há 11 vereadores formados pelo movimento. Na primeira turma, de 2018, esteve o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, que já foi também deputado federal. Outros nomes que participaram da formação são Lucas Scaramussa, prefeito de Linhares, e Gracimeri Gaviorno, vice-prefeita da Serra.

A formação da escola neste segundo semestre envolverá 150 pessoas. Gabriel Morais explica que o RenovaBR oferece um conteúdo abrangente, que vai desde a teoria de Estado e políticas públicas baseadas em dados e evidências, até temas relevantes para o Brasil, como saúde e segurança pública, e uma parte prática que inclui oratória, articulação e como conduzir uma campanha.

A formação oferecida pelo RenovaBR combina atividades on-line e três encontros presenciais, realizados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, lideranças experientes do movimento atuam como mentores ou participam de aulas, compartilhando suas trajetórias e seus aprendizados.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais