ASSINE

Pesquisa Ibope em Cariacica: Euclério tem 51% e Célia, 49% dos votos válidos

O deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) e a ex-secretária municipal de Educação Célia Tavares (PT) aparecem tecnicamente empatados a três dias do segundo turno das eleições de 2020

Vitória
Publicado em 26/11/2020 às 18h20
Atualizado em 29/11/2020 às 12h15
Pesquisa Ibope - Eleições  2020 - Cariacica - Euclério Sampaio e Célia Tavares
Euclério Sampaio e Célia Tavares disputam o segundo turno em Cariacica. Crédito: Arte Geraldo Neto

A três dias do segundo turno das eleições municipais de 2020, o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) e a professora Célia Tavares (PT) aparecem tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Cariacica. Euclério tem 51% das intenções de voto, considerando os votos válidos, enquanto Célia aparece com 49%.  

Esse é o resultado da segunda pesquisa eleitoral Ibope realizada a pedido da Rede Gazeta no segundo turno. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesta segunda rodada, a última antes do dia da votação, A Gazeta apresenta o percentual de votos válidos de cada candidato em relação ao total de votos, excluindo, assim, os votos brancos, nulos e os indecisos. Isso é feito para facilitar a comparação com os resultados que vão ser divulgados pela Justiça Eleitoral no domingo (29). Na apuração, também são considerados apenas os votos válidos.

Em qual destes candidatos a prefeito de Cariacica o(a) sr(a) votaria se a eleição fosse hoje? (Estimulada - votos válidos)

Em relação à primeira pesquisa do segundo turno, divulgada no dia 21 de novembro, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Euclério oscilou três pontos a menos, indo de  54% para 51% dos votos válidos, e Célia três pontos a mais, passando de 46% para 49% dos votos válidos.

A distância entre os candidatos, que era de oito pontos na última pesquisa, agora passa para dois pontos percentuais. 

Euclério está em seu quinto mandato na Assembleia Legislativa e tenta, pela primeira vez, comandar a Prefeitura de Cariacica.  No segundo turno, ele atraiu o apoio da maioria dos partidos e candidatos que disputaram o primeiro turno, entre eles PP, PROS, PL, PSC.

A candidatura de Euclério é apadrinhada pelo deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), uma das lideranças políticas da cidade. Nos bastidores, o demista é apontado como o candidato do Palácio Anchieta.

No entanto, o PSB, partido do governador Renato Casagrande, não declarou apoio a nenhum dos candidatos no segundo turno. Isso porque a legenda não chegou a um consenso na cidade. Como a militância municipal preferia apoiar Célia, por afinidade ideológica, mas Euclério é um dos deputados mais casagrandistas da Assembleia, os filiados foram liberados para apoiar qualquer um dos candidatos. 

Se Euclério exibe a figura de Marcelo Santos como aliado, Célia tem ao lado dela o ex-prefeito e atualmente deputado federal Helder Salomão (PT). Os dois estiveram juntos durante a maior parte da campanha, cumprindo agendas na cidade. 

Helder foi prefeito de Cariacica por dois mandatos, de 2004 a 2012, e saiu bem avaliado pelos moradores. A petista também conta com o apoio do senador Fabiano Contarato (Rede).

ESTIMULADA/ VOTOS TOTAIS

Ainda no cenário estimulado, mas considerando os votos totais, Euclério e Célia aparecem novamente empatados. O demista tem 43% e a petista, 41%. O percentual é diferente dos votos válidos porque, nesse caso, o cálculo para se chegar ao percentual inclui brancos, nulos e indecisos.

Em qual destes candidatos a prefeito de Cariacica o(a) sr(a) votaria se a eleição fosse hoje? (Estimulada - votos totais)

  • Euclério Sampaio (DEM): 43%
  • Célia Tavares (PT): 41%
  • Brancos/Nulo: 11%
  • Não souberam responder: 5%

EUCLÉRIO É PREFERÊNCIA DE  HOMENS E MAIS VELHOS; CÉLIA, DE MULHERES E MAIS JOVENS

As intenções de voto de Euclério se destacam entre  os eleitores mais velhos. Ele é a preferência de 55% daqueles que têm 55 anos ou mais. Além disso, ele se sai melhor entre os homens, sendo mencionado por 49% dos entrevistados do sexo masculino. 

Já Célia se destaca entre os mais jovens, sendo a preferência de 57% daqueles que têm entre 16 e 24 anos. Ela também é a mais citada pelas eleitoras, tendo 46% das menções. 

INTENÇÃO ESPONTÂNEA

Na intenção espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados previamente aos entrevistados, o cenário pouco muda, mas os dois candidatos registram uma diferença de pontos percentuais ainda menor. Euclério tem 32% e Célia, 31%. 

Se o segundo turno das eleições para prefeito de Cariacica fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria? (Espontânea)

  • Euclério Sampaio (DEM): 32%
  • Célia Tavares (PT):  31%
  • Outros: 1%
  • Branco/nulo: 11%
  • Não sabem ou preferem não opinar: 26%

ESTIMATIVA DE VITÓRIA

O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acreditam que será o próximo prefeito, independentemente da preferência pessoal de voto: 48% dos entrevistados acreditam que Euclério vai ganhar no próximo dia 29, enquanto 36% disseram que Célia será a próxima prefeita. Outros 16% não souberam ou não quiseram responder.

Independentemente da sua intenção de voto neste segundo turno, na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Cariacica?

  • Euclério Sampaio (DEM): 48%
  • Célia Tavares (PT): 36%
  • Não sabem ou preferem não opinar: 16%

Correção

26 de Novembro de 2020 às 20:20

A primeira versão desta reportagem informava, equivocadamente, que Marcos Bruno (Rede), que disputou, sem sucesso, o primeiro turno das eleições  a prefeito de Cariacica, apoia Célia Tavares. O senador Fabiano Contarato, da Rede, apoia a candidata do PT, mas essa não é a posição do partido ou a do candidato derrotado.  O texto foi atualizado para retirar a informação a respeito de Marcos Bruno. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.