Segundo turno: veja o debate com os candidatos a prefeito de Cariacica

Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT) frente a frente no debate A Gazeta e CBN Vitória

Vitória
Publicado em 24/11/2020 às 18h35
Atualizado em 24/11/2020 às 20h42

20:37

Fim do debate

Chega ao final o debate desta terça-feira (24), mas amanhã tem mais. A partir das 19h desta quarta-feira (25), será a vez dos candidatos que disputam a Prefeitura da Serra participarem do debate. São eles: Sergio Vidigal (PDT) e Fabio Duarte (Rede).


20:34

As considerações finais de Euclério Sampaio (DEM)

"Primeiro eu quero agradecer à Rede Gazeta, à CBN e aos ouvintes e telespectadores. Temos dois projetos: o de um filho de Cariacica, nascido e criado, que tem ao seu lado o prefeito Gilson Daniel, mais bem avaliado, o governo do Estado, o governo federal. De outro, um projeto que veio de Fundão que já governou Cariacica e causou desabamento com mortes em Bandeirante, desabamento de creche no Alice Coutinho, com mortes. É isso que vocês querem repetir? Se esse governo fosse tão bom, por que os problemas de enchentes não foram resolvidos? Cadê a macrodrenagem? Cadê o problema da habitação e da saúde resolvido? Queremos fazer uma Cariacica para o povo de Cariacica. Queremos uma Cariacica onde o empresário se sinta bem. Você conhece a nossa luta contra o crime organizado e corrupção, sem responder a nenhum processo. Por isso, peço a vocês que vote Euclério Sampaio. Vão estar votando por mais saúde, segurança, educação e principalmente união do nosso povo", conclui.


20:31

As considerações finais de Célia Tavares (PT)

Após sorteio, Célia Tavares (PT) faz as considerações finais: "Quero agradecer à Rede Gazeta pela oportunidade. Os eleitores de Cariacica puderam comparar. De um lado, para Cariacica continuar como está e do outro a mudança, para fazer a cidade crescer e ser feliz de novo. Eu ando com Helder Salomão, o outro candidato vocês sabem com quem anda. Por isso, nós vamos ter praticamente um plebiscito para saber se quer mudar. Nós já estivemos no governo e Cariacica tem saudades. Se você decidir votar Célia Tavares, vamos lutar incansavelmente, como foi nos oito anos em que fui secretária. Vamos cuidar da nossa gente. Educação de qualidade, saúde de qualidade, segurança, desenvolvimento econômico, cultura, lazer, esporte. O nosso povo merece. Hoje você pode comparar. Você viu quem está preparada e quem tem propostas", conclui.


20:29

"Vamos reconstruir Cariacica com competência", diz Célia

"O candidato insiste em falar que coisas que não aconteceram no nosso governo em Cariacica. As pessoas têm saudades e nós podemos voltar, se for da vontade do povo. Vamos retomar para arrumar a prefeitura e construir políticas públicas de qualidade. Vamos reconstruir Cariacica, com competência", rebate Célia Tavares.


20:27

"Meu corpo técnico será ficha limpa", garante Euclério

"Gostaria de dizer que a candidata do PT age com inverdade. O bom gestor é aquele que sabe montar um bom time e escolher pessoas técnicas e capacitadas. Esse é o meu compromisso. Meu corpo técnico será ficha limpa, diferentemente do PT, com Lava Jato e mensalão", critica Euclério.


20:24

Euclério: "Vai trazer companheiros do PT e ter escândalos de corrupção?"

Célia responde: "Eu já fui governo. Governamos com todos, não houve loteamento. Tivemos gestão com aliados, partidos que trabalhavam conosco. Quando chegava alguém para trabalhar na secretária perguntava duas coisas: se chegava na hora para trabalhar e se gostava e fazia com competência. Nós apresentamos resultados: 38 novas escolas, 50 laboratórios de informática, gestão democrática. Fizemos tantas coisas. Temos um governo tão reprovado por que agiu da forma contrária. Vou ser presente e trarei resultados efetivos".


20:21

"Cinco mandatos e ficha limpa", diz Euclério

"O Projeto 25 integra todas as forças. Sou presidente de uma das comissões mais importantes, de Finanças. Preciso de você. Será que quem não fez oito anos vai fazer em quatro? Cinco mandatos de deputado: ficha limpa. Nunca fui acusado de nada e trabalho em favor do cidadão", afirma Euclério.


20:20

"Cariacica tem a oportunidade de eleger uma mulher", afirma Célia

"De um lado, uma pessoa que afirma não ter apoio do atual governo, quando todos estão sendo persuadidos e falando que 'se Célia ganhar você perde o emprego'. A gente vai gerar mais emprego e renda. Cariacica tem uma grande oportunidade de eleger uma mulher, de empoderar todas as mulheres. Um mulher que já esteve no Executivo, que sabe administrar", rebate Célia.


20:18

Célia: Qual a sua proposta para o empoderamento das mulheres?

Euclério responde: "Eu luto pelas mulheres na Assembleia. A minha vice é uma mulher. Com certeza ela vai ter uma participação atuante e eficaz. Temos diversos projetos para as mulheres. Inclusive na nossa coligação tem duas suplentes. Vamos trabalhar para o empoderamento delas e para que a Câmara tenha vereadoras. Temos vários projetos que vamos construir em várias mãos junto com as mulheres. Quero dizer que o meu apoio é Gilson Daniel, deputados quase todos, o governo federal. Um projeto é de quem é filho de Cariacica e o outro é de quem vem de fora, de Fundão".


20:15

"É muita incompetência", rebate Célia

"O candidato mencionou a escola de Itanguá. Nós deixamos a escola em fase de acabamento. Só faltava o novo governo concluir. Passados oito anos não aconteceu nada. O governo que apoia esse candidato. E tem mais: deixamos dez creches onde deixamos, o terrenos, os recursos e o projeto certinho. Em oito anos, só entregaram três. É muita incompetência", critica Célia.


20:14

"Temos que acabar com o 'rouba, mas faz'", diz Euclério

"Nós temos que acabar com essa coisa do 'rouba, mas faz'. Corrupção tem que ser banida. Meu governo será técnico e ficha limpa. Vamos construir mais escolas, em busca de melhores resultados. Melhorar a nossa nota no Ideb, com a participação da família, atividades extracurriculares, valorizando o professor e garantindo que os nossos jovens estarão prontos para o mercado de trabalho", garante Euclério.


20:11

Euclério: "Na gestão do PT o MP apontou irregularidades e teve máfia do táxis: será assim a gestão?"

Célia responde: "Quando não se tem propostas, fazem ataques. Nós compramos conjuntos escolares de qualidade que estão lá, passados todo esse tempo. Quando nós chegamos em 2005, estudantes disputavam quem ia ficar sentado. Isso que nós encontramos. Quando fizemos, tivemos denúncias de irregularidades que nunca foram provadas. Nós fomos investigados pelo Ministério Público e pela polícia na questão das escolas e não nos processaram. Esse jogo baixo Cariacica não aceita mais. Quando assumimos, a cidade tinha três creches. Fizemos 20. Quando saímos, deixamos 24."


20:08

"A dor das mães foi excluída?", questiona Euclério

"Vocês acham que quem tem competência transfere dinheiro para as escolas e responsabilidade e deixa as nossas crianças perderem. Pelo simples fato de ser excluída do processo, a dor da mãe foi excluída. Será que quem não respeita a dor sou eu? Eu sou incompetente ou a gestão do PT, que em oito anos, quantas escolas não foram terminadas? Dou exemplo como a de Tanguá. Isso é incompetência administrativa", rebate Euclério.


20:04

"Você não entende de educação. Eis aqui uma professora", afirma Célia

"O candidato demonstra incompetência, insensibilidade e despreparo. Não respeita a dor das mães e famílias. Eu não respondo a nenhum processo por causa de uma fatalidade. O plano de educação não tem 30 metas, mas 20. Poderia dizer algumas, mas misturou. O senhor não entende nada de educação. Você disse da importância dos professores. Eis aqui uma professora", afirma Célia.


20:02

Célia: Quais as metas do plano de educação são mais importantes?

Euclério Sampaio (DEM) é o primeiro a responder neste bloco: "Das cerca de 30 metas, diversas são importantes. Temos a seis que, apesar de ter 50% das escolas, 25% tem que ter alunos em tempo integral. Queremos ir muito além disso, além de outras metas. O que eu quero é formar, já no dia 2 de janeiro, uma comissão para fiscalizar todas as nossas escolas para não deixar acontecer o que ocorreu em 1º de dezembro de 2010: das nossas crianças serem vítimas de desabamento, com mortes. Eu quero zerar o cadastro de reservas do  ensino infantil. Hoje é a partir de quatro anos, mas queremos que seja de zero a três anos também. Creche em tempo integral e escola em tempo integral. Não só para as mães trabalharem, mas porque é necessário. Incentivar o ensino híbrido e capacitar aqueles que trabalham na educação. Vamos cumprir todas elas. Vamos colocar a educação em primeiro lugar."


19:58

Só as micro e pequenas empresas são suficientes?

"Eu falo delas porque são as que mais empregam e precisam ser apoiadas permanentemente, mas temos propostas para o médio e grande investidor. Precisamos de todos e vamos criar condições para todos os empreendimentos. Mas nunca deixa de apoiar o micro e o pequeno empreendedor, porque precisa desse apoio para crédito, desburocratizar. Eles precisam da prefeitura como parceira", explica Célia.


19:55

É possível criar novas fontes de receita para Cariacica?

"Precisamos falar de 'ambiência'. Para que tenha investimento e a cidade cresça, os investidores e os empresários querem encontrar um ambiente adequado, que é uma prefeitura arrumada, uma prefeita que governe com competência e honestidade. O que acontece é que Cariacica está abandonada e isso faz com que as pessoas que têm negócios fiquem desanimadas. Então, nós vamos cuidar desse ambiente e fazer circular a economia. Quando fui secretária, nós fizemos a descentralização dos recursos financeiros, que fazia com que comerciantes locais vendessem mais. Quando a economia gira, todos ganham: a prefeitura recebe mais e investe mais", afirma Célia.


19:52

Haverá algum tipo de facilitação para os empresários e comerciantes?

"No nosso plano de governo tem o 'Simplifica Cariacica'. É uma autodeclaração que o empresário assina, se instala e depois que estiver gerando emprego e riqueza será fiscalizado como qualquer outra empresa. É uma forma de atrair. Temos que dar condições que os funcionários tenham saúde digna, educação diga e mobilidade", explica Euclério Sampaio (DEM).


19:50

Quais as propostas para resolver problemas de Campo Grande e Itacibá?

"O primeiro passo é cuidar da cidade como da nossa casa. A questão da limpeza é fundamental. Esses são os dois maiores polos de comércio da Cariacica. Campo Grande é o coração da cidade. Há anos tem as mesmas entrada e saída. Temos que criar dois níveis de passagem no trevo de Alto Lage, no trevo do Rio Branco e no Posto Valentim. Melhorar a fluidez do trânsito e depois mexer no interno. Temos que revitalizar Campo Grande. No nosso projeto temos uma atenção muito especial. Em Itacibá, além da rodovia feita ter trazido prejuízo aos comerciantes, a população deixa de comprar em Campo Grande por causa da falta de ônibus. Já estamos vendo meios de viabilizar para essas pessoas darem preferência para os nossos empresários", responde Euclério Sampaio.


19:46

Como vai fazer para manter projetos que estão em andamento?

"A Força Nacional está no nosso município e os dados nos mostram: não tivemos redução. Vamos ter que reunir com as pessoas da Força para discutir quais as ações que efetivamente inibem a violência. A militarização somente, em si, não é efetiva para o combate à violência. As políticas públicas é que resolvem, ou pelo menos reduzem, os danos da violência", diz Célia.


19:44

Não teme que Cariacica fique isolada por causa do PT?

Agora é a vez de Célia Tavares responder: "De forma nenhuma. Quando você tem uma prefeita competente, ela vai ter uma equipe que vai fazer a captação de recursos. Nós também temos, constitucionalmente, recursos que são obrigatórios do governo federal. Também temos uma relação muito boa com os parlamentares, com a nossa bancada. Nós não vemos isso como nenhuma dificuldade. Nós vamos juntos fazer tudo que for possível para que tenhamos mais recursos para cuidar da nossa gente"


19:42

De onde vai sair o dinheiro para esses investimentos?

"É necessário união. Emendas parlamentares, ajuda do governo estadual e federal. Juntos nós vamos melhorar a saúde de Cariacica e implementar o programa de governo. Assumindo, no dia 2 já teremos um mutirão da saúde", afirma Euclério.


19:38

Quais as propostas para resolver o problema na saúde?

Euclério Sampaio (DEM) é o primeiro a responder perguntas de jornalistas: "A saúde precisa ser muito melhorada. O primeiro ponto é a marcação de consultas on-line e estender o atendimento, das 6h às 22h. Vamos aumentar as equipes de saúde da família, porque você diminui atendimentos nas unidades. É humanizar o atendimento. Criar a casa da mulher, seja ela vítima de violência ou não. Isso é importante. Também teremos uma clínica veterinária pública para melhorar a saúde pública dos animais. Queremos na saúde aumentar a quantidade de unidades de 24 horas. Hoje tem a de Alto Laje e a de Flexal vai ser inaugurada agora. Vamos abrir uma terceira."


19:36

"Eu ando com Helder Salomão", diz Célia

"Em todos os lugares, as pessoas afirmam que têm saudade do Helder Salomão. Eu fui secretária de educação nos oito anos. Valorizamos os profissionais da educação. Quem cuidou tão bem da educação está preparado para cuidar da nossa cidade. Eu ando com Helder Salomão. Estarei presente. A nossa população está abandonada. Temos dois projetos para Cariacica", destaca Célia Tavares, na tréplica.


19:34

"Nosso objetivo é garantir emprego e renda", afirma Euclério

"No meu governo, a cidade estará aberta a novos negócios. Nosso objetivo é garantir emprego e renda, para que a população não precise sair de Cariacica para trabalhar. Por isso, vamos implantar o Simplifica Cariacica, facilitando a abertura de novos negócios. Só dessa forma teremos emprego e renda. Assumo um compromisso: não haverá aumento de impostos", diz Euclério.


19:33

Euclério: "Você vai criticar empresários simpatizantes de Bolsonaro?

Célia Tavares responde: "O mundo inteiro faz oposição ao governo Bolsonaro. Ele é um negacionista, atenta contra os direitos humanos, chama a pandemia de uma 'gripezinha', o meio ambiente está sendo destruído e ele não faz nada. Eu faço oposição a isso e o meu partido faz oposição a isso. Como prefeita, a gente tem que tratar institucionalmente. Você governa para todos. Não olha para religião, nem para partido. Eu tenho boas relações com o governador e terei relações importantes com o governo federal."


19:30

"Eu tenho história com Cariacica", defende-se Euclério

"A candidata faltou com a verdade. Emenda, só no ano passado, foi mais de R$ 1 millhão. A candidata deveria conhecer melhor a nossa história. Não tem histórico de escola desabando, envolvimento com mensalão. Eu tenho história de vida de Cariacica é uma ofensa", rebate Euclério.


19:28

Célia Tavares rebate fala de adversário

"Qualquer pessoa pode entrar na Transparência da Assembleia Legislativa e encontrar que o senhor apresentou nesse tempo todo de mandato apenas um pouco mais de R$ 1 milhão, enquanto para Vila Velha você apresentou R$ 13 milhões. Com essa performance seria melhor você tentar uma eleição em Vila Velha", critica Célia Tavares.


19:25

Célia Tavares: "Quanto de emendas parlamentares você enviou para ajudar Cariacica?"

Euclério responde: "Eu nasci e cresci em Cariacica. Morei um período pequeno em Vila Velha. O que importa é que eu escolhi Cariacica e amo a minha cidade. Quero dizer que todas as minhas emendas com Instituição Bem Viver, Cariacica Dal, Ivo do Brasil...  São instituições que abraçam crianças, mulheres e idosos. O Muro de Arrimo de R$ 6 milhões em Jardim América, diversas unidades móveis da polícia, a emenda que deu origem à construção do Hospital Geral de Cariacica, de R$ 10 milhões, é minha. Eu tenho história e meu nome nunca foi envolvido em corrupção".


19:24

"Patrulhamento preventivo e evolução social", rebate Célia

"Já que o candidato tem dificuldade, vamos ler o nosso programa de governo: organizar, valorizar a Guarda Municipal com programas de formação e qualificação permanentes, com fortalecimento estrutural, respeitando a proteção dos direitos humanos, cidadania e das liberdades, preservando a vida e reduzindo o sofrimento e as perdas. Patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social e uso progressivo da força", diz Célia.


19:20

"Vamos agir com firmeza e rigor", diz Euclério

"Nós pretendemos agir com firmeza e rigor. Sou policial civil e conheço as mazelas dessa área. Agir com firmeza na prevenção, criando condições para os nossos jovens. Mas a criminalidade precisa ser combatida. Precisamos mudar toda a iluminação do município, que pode ser feito sem ônus ao município. Videomonitoramento, cerco eletrônico e Guarda Municipal armada com um braço rural", afirma Euclério.


19:17

Euclério Sampaio: Como pretende combater a violência?

Célia responde: "Nosso programa fala que a Guarda Municipal vai ter formação e qualificação permanentes. É importante falar que a segurança é uma área importante. A Força Nacional está em Cariacica e nem por isso os índices diminuíram. A militarização não é a solução. Vamos criar a Secretaria e Direitos Humanos que vai coordenar atividades intersetoriais e implementar políticas de educação, políticas de assistência, cultura e esportes principalmente para a periferia. E precisamos gerar emprego e renda. É com políticas de qualidade que a prefeitura vai contribuir. As mulheres são vítimas e temos uma dívida histórica com a nossa população negra. Nós vamos acolher essas pessoas."


19:15

"Ela repetiu a nossa proposta", rebate Euclério

"Ela repetiu nossa proposta. Queremos acabar com as filas. Então, vamos continuar buscando melhoria e parceria. Mas quem não tiver o apoio do governo estadual e federal não vai conseguir fazer", rebate Euclério.


19:14

"Nós vamos informatizar as unidades", diz Célia

"Eu gostaria de colocar que um grande problema são as filas na madrugada para as pessoas serem atendidas. Nós podemos informatizar as unidades e a população ser bem atendida, fazendo o agendamento de casa. Nós vamos atuar para que nosso povo seja bem atendido", diz Célia Tavares.


19:14

Célia Tavares (PT): "Qual a sua proposta para melhorar a saúde?"

Após o sorteio inicial, é Euclério Sampaio (DEM) quem responde primeiro: "Queremos, com a união do governo estadual e federal, implementar um sistema de saúde em que a marcação das consultas seja on-line. Uma casa da mulher, onde ela será acolhida, vítima de violência ou não. Aumentar o número de centros de saúde da família. Um centro de especialidades. Prolongar o horário de atendimento, das 6h às 22h. Pretendemos criar uma clínica veterinária pública. A saúde está em primeiro lugar no nosso plano de governo."


19:08

Início do debate

A transmissão do debate com os candidatos a prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT), acaba de começar. Acompanhe.


18:55

Por dentro da estrutura do debate

O debate desta noite será mediado pelo editor-executivo de A Gazeta, Geraldo Nascimento, e composto por quatro blocos. O primeiro e o terceiro de enfrentamento direto entre os candidatos; o segundo com perguntas feitas por jornalistas da Rede Gazeta e o último com as considerações finais.

Posição dos candidatos no cenário é definida por sorteio
Posição dos candidatos no cenário é definida por sorteio. Crédito: Ricardo Medeiros

18:50

Veja números da pesquisa Ibope

Na pesquisa Ibope, encomendada por A Gazeta e divulgada no último sábado (21), o candidato Euclério Sampaio (DEM) aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Célia Tavares (PT) tem 38%. Considerando o extremo da margem de erro que é de cinco pontos para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.


18:40

Candidatos já se preparam para o debate

Célia Tavares (PT) e Euclério Sampaio (DEM) já estão na Rede Gazeta, onde acontecerá o debate para ajudar os eleitores de Cariacica a escolherem melhor o candidato para votar no próximo domingo (29). Antes e depois do debate, eles são obrigados e ficar de máscara, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT), candidatos a prefeito de Cariacica, antes do debate realizado por A Gazeta e CBN Vitória
Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT), candidatos a prefeito de Cariacica, antes do debate realizado por A Gazeta e CBN Vitória. Crédito: Ricardo Medeiros

18:30

Cariacica: a segunda noite de debates

Nesta terça-feira (24), a partir das 19h, acontece o segundo debate realizado por A Gazeta e pela CBN Vitória no segundo turno das eleições de 2020. Desta vez, participam os candidatos a prefeito de Cariacica. São eles: Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT).

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.