Repórter / jbarbosa@redegazeta.com.br
Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 17:18
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), afirmou, nesta sexta-feira (14), que deve trocar de partido e assumir a presidência do União Brasil no Espírito Santo até o fim de fevereiro. Em janeiro, o emedebista havia revelado para A Gazeta ter sido convidado por Antônio Rueda, presidente nacional da legenda, para assumir o cargo no Estado.
"Sempre tive vontade de presidir um partido e agora estou voltando ao União. Tenho diálogos com Marcelo [Santos, presidente da Assembleia Legislativa], com [Felipe] Rigoni [atual presidente estadual do União] e Bruno Resende [deputado estadual]. Inclusive, tenho reunião marcada com o Rigoni na segunda-feira (17) para falarmos sobre isso", detalhou Euclério.
Segundo o prefeito, a reunião do início da próxima semana deve servir para alinhamento dos próximos passos para que ele assuma a sigla, hoje presidida por Felipe Rigoni, também secretário de Estado de Meio Ambiente no governo de Renato Casagrande (PSB).
Um reforço do grupo próximo ao governo estadual, inclusive, também é visado por Euclério. De olho nas eleições de 2026, o prefeito projeta mais espaço para o União Brasil na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
“Eu sou do grupo do governador Renato Casagrande e quero fortalecê-lo. Com isso, vamos trabalhar visando principalmente a cidade de Cariacica. O que for bom para a cidade, eu faço”, destacou o prefeito, que ainda sinaliza que a presidência do União Brasil deve ser tocada a “muitas mãos”.
"Quero que o partido cresça efetivamente. Quero eleger deputados estaduais e federais, falando no plural mesmo”, afirma Euclério.
Procurado pela reportagem, Felipe Rigoni destacou, através de sua assessoria, que “segue no União Brasil, tem ótimo diálogo com Euclério Sampaio e que os próximos passos serão dados nos próximos dias”.
Ainda em janeiro, quando Euclério compartilhou detalhes do convite de Rueda, o deputado Marcelo Santos, também do União Brasil, destacou que a saída do prefeito do MDB se dá em um cenário de apoio ao projeto político do grupo capitaneado pelo governador Casagrande visando ao processo eleitoral do próximo ano.
"Tivemos um encontro com o presidente nacional do União, o Rueda, para tratarmos do apoio do partido ao projeto político liderado pelo governador Renato Casagrande. Aqui no Estado, como nome do partido, sempre deixei público o meu compromisso de apoiar esse projeto conduzido pelo governador. Então, também trouxemos essa discussão sobre os rumos do União no Espírito Santo, momento em que oficializamos o convite ao prefeito Euclério", disse o presidente da Ales ao repórter Tiago Alencar em janeiro.
Na ocasião, Marcelo ainda afirmou que a nova gestão do União deve funcionar de maneira compartilhada, corroborando com o ideal de Euclério em tocar o partido “a muitas mãos”. A ideia é que o prefeito de Cariacica e o presidente da Casa de Leis tomem as decisões em conjunto no comando da sigla.
Rigoni, segundo Marcelo Santos, vai seguir com espaço no grupo político, mas ainda não há definição sobre qual posto o secretário de Meio Ambiente ocupará.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta