O ex-governador Paulo Hartung (PSD) ainda não cravou se vai ou não disputar as eleições de 2026. É citado como possível candidato ao Senado ou ao governo do Espírito Santo, embora incentive outro pré-candidato ao posto, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Mas há outro potencial cenário.
Em entrevista ao SBT News, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), afirmou que o partido não descarta lançar uma chapa puro-sangue à Presidência da República, ou seja, com candidatos a presidente e a vice-presidente filiados ao mesmo partido.
Ratinho Jr, citou Hartung como um dos possíveis vices:
"O PSD é um partido que tem quadros. Você tem o Ronaldo Caiado, governador de Goiás; o governador Eduardo Leite (do Rio Grande do Sul); você tem o Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo, que é uma referência na vida pública; você tem a Raquel Lira, de Pernambuco; você tem o Fábio Mitidieri, governador de Sergipe".
Claro que trata-se, por ora, de especulação.
O PSD tem três presidenciáveis — Ratinho Jr, Caiado e Leite — e não decidiu ainda qual deles vai lançar na disputa.
Em maio, em entrevista à coluna, Hartung admitiu que já "quis" ser presidente ou vice-presidente da República.
Em 2022, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, chegou a ensaiar o lançamento do ex-governador do Espírito Santo na corrida pelo Palácio do Planalto, mas o plano não vingou.
Desde março de 2019, Hartung é presidente da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e passa a maior parte do tempo em São Paulo.
Nos últimos meses, tem participado de articulações nos bastidores da política capixaba.
LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
