> >
Doutor Antônio é eleito prefeito de Itapemirim, em eleição fora de época

Doutor Antônio é eleito prefeito de Itapemirim, em eleição fora de época

Ele recebeu 13.062 votos, o que equivale a 50,12 % do total de votos válidos, em eleição suplementar neste domingo (05). Chapa vencedora do último pleito foi cassada.

Publicado em 5 de junho de 2022 às 18:44

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Geizy Gomes
TV Gazeta Sul / [email protected]

Antônio da Rocha Sales (Progressistas), conhecido como Doutor Antônio, foi eleito neste domingo (05) o novo prefeito de Itapemirim, no Litoral Sul do Espírito Santo. O resultado final foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) às 18h11. A nova eleição foi agendada após a chapa vencedora da última eleição, de 2020, ser cassada.

Eleitores de Itapemirim vão às urnas no domingo (5) para escolher prefeito
Antônio Da Rocha Sales é do partido Progressistas (PP). (Divulgação \ TSE)

Segundo a Justiça Eleitoral, Doutor Antônio recebeu 13.062 votos, o que equivale a 50,12 % do total de votos válidos. O vice-prefeito é Fabio Dagata (PSB).

Thiago Peçanha, eleito prefeito de Itapemirim em 2020, e o vice dele, Nilton Santos, foram afastados e tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral devido a nomeações de servidores consideradas irregulares pela Justiça. Naquele ano, o número de comissionados cresceu 60% na prefeitura e, entre os estagiários, o aumento foi ainda mais expressivo: 510%. Além de perder o cargo, Thiago se tornou inelegível por oito anos.

Neste domingo, compareceram às urnas 26.716 eleitores, totalizando pouco mais de 75% do eleitorado do município. A votação foi considerada tranquila pelo TRE-ES e nenhuma das urnas eletrônicas foi substituída.

Também concorreram José de Oliveira Lima (PDT), que teve 12.539 votos (48,11%) e Nilton Cesar Soares Santos (PSDB) que teve 460 votos (1,77%).

MOTIVO DA NOVA ELEIÇÃO

A nova eleição foi motivada pela cassação da chapa composta por Thiago Peçanha e Nilton Santos, ambos do Republicanos, após serem condenados por abuso de poder político pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 31 de março.

Prefeito e vice foram cassados devido a nomeações de servidores feitas durante o ano eleitoral de 2020 e consideradas irregulares pela Justiça. Naquele ano, o número de comissionados cresceu 60% na prefeitura e, entre os estagiários, o aumento foi ainda mais expressivo: 510%. Além de perder o cargo, Thiago se tornou inelegível por oito anos.

Este vídeo pode te interessar

Diante disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) aprovou, no dia 11 de abril, o calendário eleitoral para a realização das eleições suplementares em Itapemirim, programada para o dia 5 de junho.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais