> >
Prefeito interino de Itapemirim nomeia esposa e irmão como secretários

Prefeito interino de Itapemirim nomeia esposa e irmão como secretários

Zé Lima, que ocupava a presidência da Câmara, tomou posse no último sábado (2) após prefeito e vice terem sido cassados e nomeou parentes para gestão na segunda (4)

Publicado em 5 de abril de 2022 às 17:47

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

O prefeito interino de Itapemirim, José de Oliveira Lima, conhecido como Zé Lima (PDT), nomeou a esposa, Sueli de Andrade da Silva Lima, e o irmão dele, Isaías de Oliveira Lima, como secretários municipais. Os nomes foram publicados nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial.

Sueli de Andrade da Silva Lima foi nomeada para exercer a função de secretária municipal de Assistência Social e Cidadania. De acordo com informações do Portal da Transparência do município, ela vai ganhar um salário de R$ 6.074,91.I.

Já Isaías de Oliveira Lima, irmão do prefeito, exercerá a função de secretário municipal de Gerência Geral, que tem remuneração mensal de R$ 5.545,73.

Prefeito interino toma posse na Câmara de Itapemirim
José de Oliveira Lima, o Zé Lima (PDT), tomou posse em Itapemirim. (Luiz Gonçalves)

O prefeito interino tomou posse no último sábado (2), em sessão solene na Câmara do município. Zé Lima ocupava a presidência do Legislativo municipal e assumiu a gestão após a cassação do prefeito Thiago Peçanha (Republicanos) e do vice dele, Nilton Santos (Republicanos), por abuso de poder público.

A cassação, que foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se deve a nomeações de servidores que foram feitas durante o ano eleitoral de 2020 e consideradas irregulares pela Justiça. A Justiça Eleitoral determinou que seja realizada uma nova eleição na cidade, com data ainda a ser marcada.

Prefeito interino de Itapemirim nomeia esposa e irmão como secretários

A prefeitura, através da assessoria, confirmou que os nomeados são esposa e irmão do prefeito interino. “São pessoas de sua inteira confiança e que, neste momento em que não houve tempo hábil para transição de governo, estão oferecendo suporte à Administração, uma vez que não há impedimento legal quanto suas nomeações”, afirmou em nota.

“O momento em que se deu a assunção ao cargo de prefeito não possibilitou uma transição de governo, o que gerou a necessidade de uma nomeação célere de pessoas que possam somar a qualidade do bom trabalho com a confiança necessários para assumir o cargo”, apontou a assessoria.

Além disso, a prefeitura destaca que não há vedação legal para a nomeação de familiares para cargos de agente políticos.

NEPOTISMO?

O advogado eleitoral Marcelo Nunes explica que a nomeação de cônjuges ou parentes próximos como secretários pode caracterizar nepotismo.

Isso ocorre quando um político favorece parentes ou pessoas próximas para a ocupação de cargos da administração pública. Essa é uma prática ilegal, já que pode causar prejuízos ao bem público caso a pessoa nomeada não tenha competência para tal posição.

Segundo Nunes, a competência só é discutida para cargos políticos, como é o caso do cargo de secretário municipal. “Vai ter que ser comprovado que o parente, irmão ou a esposa do prefeito tenha uma capacidade técnica para assumir aquele posto. Se não houver, fica caracterizado nepotismo”, explicou.

Logo, o especialista ressaltou que a nomeação até pode ser feita, desde que seja comprovado que ambos estejam aptos para assumir o cargo.

Ministério Público do Espírito Santo (MPES) informou, por meio da Promotoria de Justiça de Itapemirim, que "caso sejam constatadas irregularidades, adotará medidas previstas em lei".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais