Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2022

Como fica a corrida para o governo do ES com o fim das convenções

Prazo para as convenções partidárias acabou nesta sexta-feira (5) com sete nomes lançados na disputa para governador. Dois candidatos ainda não têm vice confirmados

Publicado em 05 de Agosto de 2022 às 19:52

Ednalva Andrade

Publicado em 

05 ago 2022 às 19:52
Sete candidatos na disputa do governo do Espírito Santo
Aridelmo Teixeira (Novo), Audifax Barcelos (Rede), Carlos Manato (PL), Guerino Zanon (PSD), Cláudio Paiva (PRTB), Renato Casagrande (PSB) e Vinícius Sousa (PSTU) foram homologados para concorrer ao governo do Estado Crédito: Montagem/Geraldo Neto
Com o fim do prazo para realização das convenções partidárias referentes às Eleições 2022 nesta sexta-feira (5), a disputa para o governo do Espírito Santo começa com sete candidatos a governador homologados, sendo que dois deles ainda não têm vice definidos.
Além de buscarem um parceiro de chapa, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) e o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) também tentam ampliar a aliança em torno das suas candidaturas. Por outro lado, o governador Renato Casagrande (PSB) vai tentar se reeleger com uma coligação composta por 11 partidos.
Nesta sexta-feira dois vices foram confirmados. O primeiro deles foi o empresário Bruno Lourenço (PTB), que será candidato a vice-governador na chapa do ex-deputado federal Carlos Manato (PL). O segundo nome confirmado foi o do advogado Marco Aurélio Ferreguetti Poubel (PRTB), que completará a chapa puro-sangue com o administrador e consultor empresarial Cláudio Paiva, da mesma legenda.
Outras duas chapas puro-sangue foram definidas na semana anterior: do PSTU, formada pelo capitão Vinícius Sousa para governador e a jornalista Soraia Chiabai para vice; e a do Novo, composta pelo empresário e professor Aridelmo Teixeira e a jornalista Camila Domingues na vaga de vice.
Com a maior coligação entre os sete candidatos a governador, Casagrande tentará se eleger para um terceiro mandato à frente do Palácio Anchieta em uma chapa com Ricardo Ferraço (PSDB) na vaga de vice.
O governador conta com o apoio de uma ampla aliança formada por 10 partidos, além do PSB, que reúne legendas de todos os espectros políticos, desde o PT do ex-presidente Lula, que é o candidato dele à Presidência da República, ao bolsonarista PP, que apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Também estão na coligação que apoia Casagrande: MDB, PV, PCdoB, Podemos, PP, PROS, PSDB e Cidadania.
Audifax e Guerino disputam o posto de segunda maior aliança, com três partidos cada. Além do Psol, que está federado à Rede, o ex-prefeito da Serra conseguiu o apoio do Solidariedade. Ele negocia também aliança com o Avante e o Agir.
Já Guerino está coligado oficialmente com PMB e DC, mas continua correndo atrás de outras legendas para integrar a sua coligação. Ambos estão sem vice definidos.
Manato, por sua vez, também espera incorporar mais siglas na sua coligação para a corrida ao Palácio Anchieta, mas se mantém apenas com o apoio do PTB, além do próprio PL. Na rota de interesse dele estão PSC e Patriota, que também fazem parte da relação de cortejados por Guerino.
Os candidatos vão usar até o último dia do prazo previsto pela legislação eleitoral para registro de candidaturas, que se encerra no dia 15 de agosto, para tentar avançar nesses apoios. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte, 16 de agosto.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Rodízio de comida japonesa do restaurante Banzai
Restaurantes do ES com rodízio de comida japonesa para ir no Dia do Sushi
Imagem de destaque
Helder Salomão perdeu ganhando e sai fortalecido das eleições no ES
Close-up de mãos segurando ampulheta
Chegou a hora de fazer uma pausa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.