> >
Advogados querem que OAB vá ao CNJ por vaga no Tribunal de Justiça do ES

Advogados querem que OAB vá ao CNJ por vaga no Tribunal de Justiça do ES

O desembargador Álvaro Bourguignon pediu aposentadoria. Cadeira deve ser preenchida por um advogado

Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 22:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, onde os desembargadores se reúnem. (Fernando Madeira)

O desembargador Álvaro Bourguignon despediu-se nesta quinta-feira (06) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Ele pediu aposentadoria, que ainda deve ser formalizada. E a disputa pela vaga, nos bastidores, pode opor magistratura e advogados, chegando ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A cadeira deve ficar com um advogado a ser escolhido pelo governador do Estado a partir de uma lista de seis nomes formada pela Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo (OAB-ES) e reduzida a três pelo próprio Tribunal de Justiça. 

O momento da abertura da vaga, no entanto, é incerto. O presidente do Tribunal, Ronaldo Gonçalves de Sousa, reafirmou nesta quinta o que já havia dito à reportagem de A Gazeta no último dia 30

Aspas de citação

Não devemos esquecer que temos duas vagas há cinco anos a preencher e isso é mais importante do que essa vaga dele

Ronaldo Gonçalves de Sousa
Presidente do TJES
Aspas de citação

"A preferência teria que ser dessas duas", complementou. Duas vagas de desembargador estão abertas desde 2015 após a aposentadoria de outros dois desembargadores. Elas devem ser ocupadas por juízes, uma por merecimento e outra por antiguidade. 

Essas cadeiras chegaram a ficar congeladas devido à crise fiscal pela qual o TJES passou ao ultrapassar o limite legal de gasto com pessoal. O Tribunal tem ao todo 30 vagas de desembargador, mas há cinco anos tem funcionado com apenas 28.

Alguns advogados, de olho na vaga de Bourguignon, disseram para A Gazeta que querem que a OAB oficie o Tribunal ou acione o CNJ se o TJES não abrir a possibilidade de preenchimento da vaga logo que a aposentadoria de Bourguignon for oficializada.

Apontam, por exemplo, o artigo 83 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que diz que "a notícia da ocorrência de vaga a ser preenchida, mediante promoção ou remoção, deve ser imediatamente veiculada pelo órgão oficial próprio".

A resolução 106/2010 do CNJ diz que "a promoção deverá ser realizada até 40 (quarenta) dias da abertura da vaga, cuja declaração se fará nos dez dias subsequentes ao seu fato gerador". O texto refere-se à promoção de magistrados do 1º ao 2º grau, quando um juiz vira desembargador. 

A Lei Responsabilidade Fiscal (LRF), no entanto, também veda novos gastos com pessoal quando o limite é ultrapassado. Hoje a situação no TJES já é mais confortável. O Judiciário estadual se adequou ao limite da LRF. Mas o presidente Ronaldo Gonçalves de Sousa, ao assumir o cargo, em dezembro, mencionou cautela.

Ele diz que ainda não há previsão para o preenchimento das vagas de desembargador destinadas a juízes de carreira. 

Questionado por A Gazeta, ainda no dia 30, se ocupar as vagas da magistratura antes da destinada à OAB poderia desagradar aos advogados, Sousa lembrou que o TJES estaria seguindo a ordem cronológica da disponibilidade das cadeiras. 

Por meio de nota, a OAB-ES disse apenas que "ainda não foi comunicada oficialmente sobre a abertura da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, referente ao quinto constitucional. Assim que for oficiada, a OAB-ES iniciará o processo de definição dos advogados que formarão a lista sêxtupla a ser enviada ao TJES".

A partir do dia 10, Bourguignon estará afastado para a aposentadoria. Mas a formalização da inatividade depende de trâmites burocráticos.

A DESPEDIDA DE BOURGUIGNON

Álvaro Bourguignon é desembargador desde 1997. Pediu aposentadoria em dezembro, com efeitos a partir de janeiro. Antes, ele precisou tirar licenças por motivo de saúde.

O desembargador foi homenageado pelos colegas na sessão desta quinta-feira. "O desembargador Álvaro só fez aumentar nossa admiração e respeito por sua amabilidade, alegria e profundo conhecimento do Direito Civil e Processual Civil”, declarou o desembargador Manoel Rabelo.

Desembargador Álvaro Bourguignon durante homenagem pela sua aposentadoria no TJES. (Divulgação/TJES)

“Não é fácil dizer algumas palavras em situações como essa. Encerro aqui uma etapa da minha vida profissional. Prefiro não falar de despedida, o coração nunca se despede. Neste momento, agradeço a Deus por ter me permitido chegar até aqui, exercendo minhas funções com dignidade e sabedoria”, afirmou Bourguignon. 

O magistrado presidiu o TJES em um mandato-tampão em um momento delicado, após a Operação Naufrágio, que levou o presidente anterior, Frederico Pimentel, à prisão. Também já presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Durante as licenças do desembargador, quem o substitui foi o Raimundo Siqueira Ribeiro que seguirá na Corte por enquanto, mas não mais como substituto direto. O Pleno do TJES aprovou, nesta quinta, na pauta administrativa, que ele seja convocado para compor o tribunal.

QUINTO CONSTITUCIONAL

A OAB-ES, após a abertura oficial da vaga e de inscrições de interessados, elege seis nomes. A lista sêxtupla é enviada ao TJES. Os desembargadores votam e elegem três nomes entre esses seis. A lista tríplice é enviada ao governador do Estado, que escolhe um e o nomeia desembargador. Essa é uma das vagas do chamado Quinto Constitucional. Um quinto das vagas do Tribunal deve ser destinada a membros da OAB e do Ministério Público. No caso do TJES, são três vagas para cada instituição. 

Este vídeo pode te interessar

O restante das cadeiras é destinada a magistrados de carreira, juízes que são promovidos pelos critérios de antiguidade ou merecimento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais