Repórter / jafonso@redegazeta.com.br
Publicado em 9 de maio de 2025 às 13:25
A Polícia Civil descobriu que existe uma quadrilha de 12 pessoas especializada em assaltar ônibus do Transcol na região da Serra, e age desde fevereiro deste ano. Intitulados "Tropa do Guigui" (apelido do chefe do bando), eles costumam embarcar nos terminais de Carapina e Laranjeiras e, logo em seguida, já anunciam o roubo, com extrema violência. Os criminosos desse grupo, segundo as investigações, são responsáveis por dar um tiro numa mulher em março deste ano (caso do vídeo acima), e por esfaquear um motorista na última quarta-feira (7).
Dos 12 integrantes do grupo, oito já foram identificados. Até o momento, três foram capturados: um adolescente e um jovem de 19 anos, participantes do assalto em março deste ano, em que uma mulher levou um tiro na cabeça, e um menor de idade de 17 anos, suspeito de esfaquear o motorista do Transcol após roubar os passageiros nesta semana.
Os criminosos costumam agir em trios ou quartetos. "Eles esperam o coletivo sair do terminal e anunciam o roubo. Geralmente eles não entram juntos, mas quando o primeiro anuncia o roubo, os demais também participam. Nas imagens, a gente percebe que eles escolhem coletivos não tão cheios, escolhem aqueles com oito, 10 passageiros no máximo, para manterem o controle da situação", detalhou o delegado Alan Moreno de Andrade, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Transporte de Passageiros (DRCCTP).
As investigações mostraram que os criminosos são da região de Central Carapina, na Serra, local onde eles costumam descer do ônibus, após os roubos, para fugir. "Lá eles têm acesso a armas de fogo, ainda não sabemos se são disponibilizadas pelo tráfico ou se são deles", pontuou o delegado.
No dia 2 de março deste ano, três criminosos da Tropa do Guigui entraram em um ônibus da linha 535, no Terminal de Carapina. Dois minutos depois, na altura do bairro Rosário de Fátima, eles anunciaram o assalto. "A vítima é abordada pelo adolescente, ela entrega o aparelho celular, quando ele pega e vira de costas, ela fala: 'Essa desgraça', e como forma de punir essa mulher, ele atira", detalhou o Alan Moreno.
A mulher foi socorrida e não teve sequelas. Carlos Caê, de 19 anos, é um dos criminosos que aparece no vídeo. Ele foi preso na quinta-feira (8) e é suspeito de participar de pelo menos cinco roubos. Um adolescente, comparsa dele no caso de março, também já foi apreendido.
Na última quarta-feira (7), um motorista da linha 583 foi esfaqueado na Rodovia do Contorno. Isso porque bandidos da Tropa do Guigui assaltaram os passageiros e, no fim, mandaram o condutor parar. Ele disse que não poderia frear naquele momento, senão iria causar um acidente, e isso foi o suficiente para o trabalhador levar várias facadas. A vítima foi socorrida e teve alta na quinta-feira (8).
Um adolescente de 17 anos foi apreendido no final da manhã desta sexta-feira (9), suspeito de participar do caso do motorista esfaqueado.
De acordo com as investigações, foi o próprio Guigui um dos que esfaqueou o motorista. Ele é o mentor do grupo. "É a pessoa que está ali gerindo os menores, a prática criminosa, a prisão dele é muito importante, por isso pedimos ajuda das pessoas com denúncias. A gente vê uma grande crueldade, utilizando facões, espancando pessoas dentro dos coletivos. Eles estão cada vez mais violentos", destacou o delegado.
Alan Moreno explicou que ainda não pode divulgar os nomes dos investigados, mas quem tiver alguma informação pode ajudar pelo Disque-Denúncia, no telefone 181, ou através do site disquedenuncia181.es.gov.br.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta