> >
Polícia prende 6 em ação contra cigarros eletrônicos na Grande Vitória

Polícia prende 6 em ação contra cigarros eletrônicos na Grande Vitória

Ação resultou na apreensão de mais de 2 mil cigarros eletrônicos, 677 essências usadas nos equipamentos e 263 componentes para os dispositivos

Publicado em 10 de agosto de 2022 às 12:17

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Polícia faz operação contra cigarros eletrônicos e prende 6 pessoas no Espírito Santo
Polícia faz operação contra cigarros eletrônicos e prende 6 pessoas no Espírito Santo. (Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu seis pessoas e apreendeu mais de 2 mil cigarros eletrônicos durante a Operação Vapor no Espírito Santo. A ação teve objetivo de combater a comercialização de cigarros eletrônicos e respectivos dispositivos proibidos no Brasil e foi realizada em diversos estabelecimentos comerciais nos municípios de VitóriaVila VelhaSerraCariacica Guarapari.

A Operação Vapor foi deflagrada na última sexta-feira (5), mas as informações foram passadas pela Polícia Civil somente nesta quarta-feira (10). Além das unidades de cigarro eletrônico – também chamado de vaper – a corporação apreendeu 677 essências e 263 unidades e/ou componentes e 500g de ácido bórico, usados nos equipamentos.

Mais detalhes sobre as prisões e sobre a investigação serão divulgados em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (10), na Chefatura de Polícia Civil.

Polícia faz operação contra cigarros eletrônicos e prende 6 pessoas no Espírito Santo
Polícia faz operação contra cigarros eletrônicos e prende 6 pessoas no Espírito Santo. (Polícia Civil)

VENDA PROIBIDA NO BRASIL 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu no dia 6 de julho de 2022 manter a proibição de venda de cigarros eletrônicos no Brasil e ampliar a fiscalização para coibir o mercado irregular dos dispositivos. Participaram da votação quatro diretores da Anvisa - a decisão foi unânime. A venda de cigarros eletrônicos é proibida no País desde 2009.

O Brasil faz parte de um grupo de 32 nações que vetam o comércio do produto, a exemplo de México, Índia e Argentina. Outras 79 - como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá - liberaram com maior ou menor grau de restrição, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2021.

Fabricantes dos dispositivos argumentam que eles oferecem risco reduzido à saúde, em comparação ao cigarro tradicional, e por isso deveriam ser liberados como alternativa para uso adulto. Também dizem que o veto não impede a venda irregular. Pesquisas científicas de universidades de ponta e entidades médicas, porém, apontam presença de substâncias desconhecidas nos dispositivos e potencial de incentivar o tabagismo entre adolescentes e jovens que nunca fumaram - o que justifica manter a proibição.

Cigarros eletrônicos, ou vapes, funcionam por meio de uma bateria que aquece um líquido interno, composto por água, aromatizante, nicotina, propilenoglicol e glicerina. Têm formas variadas, e modelos mais modernos se parecem com pen-drives. Alguns são fechados: não é possível manipular o líquido interno. Outros podem ser recarregados com líquidos de várias substâncias e sabores, como uva e menta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais