> >
PMs envolvidos na morte de jovem em Vitória serão ouvidos nesta segunda

PMs envolvidos na morte de jovem em Vitória serão ouvidos nesta segunda

Procedimento permitirá esclarecer dúvidas iniciais, segundo o secretário de Segurança do Estado, coronel Márcio Celante; Weliton da Silva Dias morreu duração ação policial no último sábado (2)

Publicado em 4 de abril de 2022 às 09:49

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Secretário Márcio Celante Weolffel, da Secretaria Estadual de Segurança Pública
Secretário Márcio Celante Weolffel, da Secretaria Estadual de Segurança Pública. (Ronaldo Rodrigues)

Os policiais militares Sandro Frigini e Victor Fagundes de Oliveira – que participaram da ação que culminou na morte de Weliton da Silva Dias – devem ser ouvidos ainda nesta segunda-feira (4). À frente da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o coronel Márcio Celante afirmou que o procedimento deve esclarecer algumas dúvidas iniciais e vai compor o inquérito que investiga o caso, cujo prazo para conclusão é de 60 dias. Os nomes dos PMs não foram informados, mas a reportagem de A Gazeta teve acesso ao boletim de ocorrência, onde consta a identificação dos policiais e que os tiros contra o jovem que morreu foram disparados por Sandro Frigini.

Vídeos mostram que o rapaz de 24 anos estava com as mãos na cabeça quando levou os disparos, na noite do último sábado (2), no bairro São José, em Vitória. Apesar de socorrido, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no Pronto Atendimento de São Pedro. Pelas imagens, o jovem parece não ter oferecido qualquer tipo de resistência à abordagem.

PMs envolvidos na morte de jovem em Vitória serão ouvidos nesta segunda

A conduta dos policiais revoltou a família de Weliton e os moradores da região da Grande São Pedro, que relataram ter incendiado um ônibus do Sistema Transcol como forma de protesto. Para comentar o caso, o secretário Márcio Celante concedeu uma entrevista ao Bom Dia Espírito Santo na manhã desta segunda-feira (4). Abaixo, você confere a íntegra da fala do coronel.

  • Aspas de citação

    Primeiramente, toda morte é lamentável – temos que destacar isso. Segundo, toda ocorrência ou ação policial que resulta em morte ou lesão corporal, de imediato, desencadeia dois procedimentos: o primeiro é a investigação de todas as circunstâncias daquela ocorrência; e o segundo é uma análise daquela ação, até para aperfeiçoar o trabalho do policial. De imediato, nós solicitamos ao comandante-geral da Polícia Militar que fizesse a abertura do inquérito policial militar, o recolhimento das armas usadas nessa ação e o afastamento cautelar preventivo dos policiais da atividade operacional. Todas essas perguntas que estão colocadas e as dúvidas, ao final do prazo de 60 dias, vamos ter a possibilidade de responder.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Isso. Afastados do serviço operacional (nas ruas), até que o inquérito policial militar possa ser encerrado e encaminhado à Justiça Militar.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A vítima tinha oito detenções registradas no sistema e foi socorrida. Infelizmente, ela veio a óbito. A atuação da Polícia Militar, da Polícia Civil e das forças policiais é pela preservação da vida, mas, infelizmente, em algumas situações, como aconteceu no sábado à noite, nós temos o desfecho morte, que não é o nosso objetivo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Pela proximidade do ato criminoso e pelo horário, tudo leva a crer que sim: tem ligação. Mas, como eu falei, as investigações do inquérito policial militar vão incluir toda essa parte, e, assim, poderemos responder com mais precisão no final. Mas, em princípio, pela proximidade de horário e local, pode ter ligação direta com o fato (morte de Weliton).

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    No boletim de ocorrência, que vai fazer parte da investigação, os policiais foram acionados e, quando estavam iniciando uma abordagem, houve uma fuga de duas pessoas. Depois dessa fuga, pelo menos pelo o que está relatado no boletim de ocorrência, houve a abordagem e o desfecho que foi mostrado nas imagens. Isso era o que nós tínhamos de informação no sábado à noite: apenas o que consta no boletim de ocorrência. No domingo (3) pela manhã é que nós recebemos o vídeo. A apuração do inquérito policial vai se basear em todas essas informações: o boletim ocorrência, os vídeos, as informações de moradores e outras apurações.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim. Consta no boletim de ocorrência a apreensão de uma submetralhadora semi-industrial com carregador contendo 12 munições .380. Essa arma com a bandoleira e o carregador com 12 munições, segundo o boletim de ocorrência, estava com a pessoa que veio a óbito.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Nós não temos como afirmar, nem termos uma conclusão. Pelas imagens, pelo relato dos moradores e pelo boletim, durante as apurações, todas essas dúvidas serão esclarecidas.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O policial é treinado para essas ações, mas nem todas nós temos o resultado preservação da vida. O objetivo maior da atuação policial não é somente preservar a vida do policial, mas também das pessoas ao redor. O mais importante, que nós temos que destacar, é que o Espírito Santo é o 21º Estado do país em letalidade policial. Podemos dizer, até certo ponto, que esse é um caso isolado. Infelizmente, houve uma morte, mas essa investigação vai ser conduzida.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Ação policial se inicia com a preservação da vida do policial. Em uma iminente possibilidade de risco à vida do policial, essa avaliação é feita em fração de segundos – como foi feita e tem que ser feita em todas as ações para a questão de segurança pessoal – e ele vai fazer a sua atuação. Então, essa preservação da vida do policial, mas principalmente de pessoas ao seu redor, é importante. O que precisa ser destacado: o policial – e nós não estamos aqui fazendo juízo de valor – tem fração de segundos para decidir por uma atuação em que a vida está em risco. No primeiro momento, se está sendo vítima e sua integridade física está correndo risco, é atirar para cessar aquela injusta agressão. Se no primeiro disparo, ela cessa, encerra-se a ação. O correto seria atirar na parte superior ou nas pernas. A situação é decidida pelo policial ali no momento, e para isso ele é treinado. No caso da Polícia Militar, temos o Método Giraldi para preservar a vida das pessoas que estão naquele local.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O acesso que nós tivemos a informações são aquelas do boletim de ocorrência, mas como falamos, teve a abertura do inquérito policial militar e, inclusive na data de hoje (segunda-feira), eles serão ouvidos, com mais detalhes. Algumas informações que não estão no boletim de ocorrência poderão ser colocados já de início no inquérito policial militar.

    Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais