> >
PM descarta explosivo em mala; autor pode ser indiciado por provocar pânico

PM descarta explosivo em mala; autor pode ser indiciado por provocar pânico

Caso será investigado pela Polícia Civil, que informou que quem deixou a bagagem no local pode ser enquadrado em crime com pena prevista de quinze dias a seis meses de prisão

Publicado em 8 de setembro de 2020 às 18:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mala é deixada em Coqueiral de Itaparica
Cimesp monitora suspeita de bomba em Vila Velha. (Carlos Alberto Silva)

Após uma mala com conteúdo suspeito ser deixada dentro de um salão de beleza de Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, na manhã desta terça-feira (08) — mobilizando a Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp) da Polícia Militar —, o Esquadrão Antibombas descartou, inicialmente, a presença de explosivos. O material passa por análises e o caso será investigado pela Polícia Civil, que informou que o suspeito de deixar a bagagem no local pode ser indiciado por provocar pânico na população. 

De acordo com a PM, a informação passada para o Ciodes conta que um homem teria saído de um veículo com a mala. Já a Prefeitura de Vila Velha (PMVV)  informou que ele estaria "bem vestido", de acordo com testemunhas, e teria deixado uma mala de porte grande dentro do estabelecimento de beleza. Ao sair, ele teria dito que havia explosivos dentro da bagagem. Com medo, a dona do estabelecimento levou o objeto para a rua.

A Guarda Municipal foi chamada, isolou a área e acionou o Esquadrão Antibombas da Polícia Militar, que chegou ao local e colocou uma espécie de câmera com raio-x que investiga o que tem no interior da mala. Por questão de segurança, a rua foi fechada, chamando a atenção das pessoas que estavam nas proximidades.

PM NÃO CONSTATOU A PRESENÇA DE EXPLOSIVO

Por volta das 14h25, a PM informou para a reportagem que não foi identificado se havia algum explosivo na mala e disse que o objeto foi retirado para análise. No fim do dia, por volta das 18 horas, a PM afirmou que "o Esquadrão Antibomba da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp) esteve no local e não constatou a presença de material explosivo. A mala foi transportada para a sede da Cimesp para finalização dos procedimentos".

Mala é deixada em Coqueiral de Itaparica
Cimesp monitora suspeita de bomba em Vila Velha. (Carlos Alberto Silva)

SUSPEITO PODE SER INDICIADO POR CAUSAR PÂNICO

Já a Polícia Civil informou que a análise inicial dos fatos narrados indica infração prevista no artigo 41 da Lei de Contravenções Penais: provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto, com pena prevista de prisão de quinze dias a seis meses.

"Tal infração é considerada de menor potencial ofensivo e a investigação terá início tão logo a ocorrência seja entregue, pela Polícia Militar, na Delegacia de Polícia Civil. Caso o conteúdo da mala, ainda sob análise pelo Cimesp, seja material ilícito ou indique cometimento de crime, a Polícia Civil será comunicada", disse, por nota.

PM investiga conteúdo em mala suspeita em Vila Velha
Cimesp leva a mala para averiguação pormenorizada. (Carlos Alberto Silva)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais