> >
Liderança do PCV na lista de mais procurados é preso no Bairro da Penha

Liderança do PCV na lista de mais procurados é preso no Bairro da Penha

Jonathas Jesus dos Santos, o "Pavão", foi capturado na região em que atuava, durante uma ação da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado

Publicado em 9 de julho de 2025 às 09:43

 - Atualizado há 5 meses

Jonathas Jesus dos Santos, o "Pavão", estava na lista dos mais procurados da região

Integrante da lista dos mais procurados da região do Bairro da Penha, na Capital, Jonathas Jesus dos Santos, o "Pavão", foi capturado na manhã desta quarta-feira (9). Ele é apontado como liderança do Primeiro Comando de Vitória (PCV), facção que atua na área, e tinha dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.

Conforme apuração do repórter Caíque Verli, da TV Gazeta, Pavão, que atuava como gerente do tráfico, foi preso durante uma ação da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), no Bairro da Penha mesmo. Jonathas, que ficou na cadeia entre 2011 e 2015, chegou a debochar dos policiais, dizendo que sabia que seria solto em breve.

"Independente dessa questão do 'prende e solta', esse indivíduo será preso quantas vezes forem necessárias. Ele estava rindo num tom de deboche, mas vai ficar muito tempo preso", destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus. O acusado foi levado para a Delegacia Regional de Vitória.

A reportagem da TV Gazeta apurou que o mandado de prisão cumprido nesta quarta-feira tem relação com a Operação Caça Fantasma, iniciada em 2022. Na ocasião, o MPES informou que a investigação foi instaurada pelo Gaeco para identificar crimes cometidos por integrantes do PCV e pessoas ligadas à facção que estavam agindo de forma organizada e contínua, planejando e executando crimes, em especial o tráfico de drogas e delitos relacionados na Grande Vitória.

Ligação com Marujo

O MPES destacou que Pavão tinha vínculo de extrema confiança com Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo, traficante que durante sete anos liderou a lista dos mais procurados do Estado e foi preso no dia 8 de março do ano passado. "Os elementos probatórios colhidos demonstraram que ele exerce papel de destaque no tráfico de drogas e mantém associação com outros membros do PCV, sendo um dos responsáveis pelo gerenciamento de pontos de venda de entorpecentes na região do Bairro da Penha", disse o órgão.

Apesar do papel de destaque na facção, o comandante-geral da PM explicou que Pavão não era o novo "01" do Bairro da Penha — posto que era ocupado por Marujo. "Com a prisão do Marujo, hoje nós não temos uma liderança que se auto-intitule a liderança máxima, temos vários gerentes que se reúnem e tomam decisões coletivas", revelou Caus.

Operação Alicerce

Nesta quarta-feira, o Gaeco e a PM estavam nas ruas para cumprir nove mandados de busca e apreensão em Vitória e Vila Velha, durante a Operação Alicerce, que investiga ações criminosas atribuídas a integrantes do PCV. Durante as buscas, Pavão, que já estava na mira desde 2022, foi localizado. 

Adolescente apreendido

Na operação desta quarta-feira, um adolescente também foi apreendido pela PM. Ele estava com um mandado de busca e apreensão em aberto. Outros dois homens foram procurados, mas conseguiram fugir. São eles: Washington Damazio da Silva, o Damazio ou "Gadernal" e Rayner Rodrigues Silva, o "Chucky" — que também estão na lista dos mais procurados.

Segundo Caus, em janeiro deste ano Rayner chegou a atirar contra policiais no bairro e arremessar uma granada. Ele também fez ameaças nas redes sociais contra o comandante-geral da corporação. "Quem lança uma granada contra os policiais, atira e ameaça o comandante, é um psicopata reiterado", declarou o coronel.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

tráfico de drogas

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais