> >
Homem é detido por populares em cemitério após assalto em Vila Velha

Homem é detido por populares em cemitério após assalto em Vila Velha

Usando arma falsa, suspeito de 22 anos levou o celular da vítima na tarde desta terça-feira (24). O jovem foi levado para a delegacia, assim como uma mulher que estava com ele

Publicado em 24 de agosto de 2021 às 19:31

 - Atualizado há 4 anos

Jovem de 22 anos é detido no cemitério após cometer assalto no Centro de Vila Velha
Jovem de 22 anos foi detido no cemitério após cometer assalto no Centro de Vila Velha Crédito: Leitor de A Gazeta | Montagem A Gazeta

Após cometer um assalto, um jovem acabou detido dentro do Cemitério Municipal de Vila Velha na tarde desta terça-feira (24). Ele foi alcançado e contido por pessoas que estavam na região até a chegada da Guarda Municipal ao local.

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o suspeito de 22 anos estava com uma arma de fogo falsa (simulacro). Por volta das 14h30, o jovem passou de bicicleta pela Avenida Jerônimo Monteiro, na esquina com a Rua Arariboia, no Centro do município, e assaltou uma mulher, que teve o celular levado.

"Ele fugiu em direção ao bairro Ilha dos Ayres. A vítima correu atrás e começou a gritar, chamando a atenção de populares. Um munícipe o viu pulando o muro do cemitério. O celular foi achado escondido dentro da camisa que ele tirou, no vão de uma catacumba"

Elisângela Fraga de Oliveira

Subsecretária da Guarda Municipal de Vila Velha

Vídeos enviados por leitores de A Gazeta mostram o jovem sendo detido por agentes da Guarda Municipal. Ao redor, há dezenas de pessoas aglomeradas, a maioria sem máscara. Em um dado momento da gravação, um homem chega a agredir o suspeito na cabeça, usando um capacete.

Segundo a subsecretária da Guarda de Vila Velha, Elisângela Fraga de Oliveira, a chegada dos agentes ao local foi importante até para impedir um linchamento. "Um dos populares achou um simulacro de arma de fogo e, com o passar do tempo, juntaram pessoas em volta que queriam agredir o suspeito", contou.

No momento em que o suspeito foi encontrado, ele estava acompanhado de uma mulher de 38 anos. Como a vítima relatou que uma mulher teria atuado como comparsa dele, ela também acabou sendo conduzida para uma averiguação na delegacia do município.

"Segundo ela, eles se conheceram ontem (segunda-feira, 23). Ele (o suspeito) está em situação de rua, mas ela estava bem cuidada, falou que trabalha como merendeira, mas que é usuária de drogas. Ela disse que não sabia do assalto e que não tinha visto a arma", contou a subsecretária da Guarda Municipal.

200 metros

Foi a distância aproximada percorrida pelo assaltante até ser detido

Gerente de uma loja na região, André de Souza Silva estava trabalhando quando o assalto aconteceu e foi uma das pessoas que correu atrás do suspeito. "A mulher estava em frente a uma loja, havia acabado de chegar com o marido, que ainda estava na moto quando o assaltante passou", disse.

Um amigo de André foi o primeiro a sair correndo. "Meu amigo saiu atrás dele por um lado e eu pelo outro. Achamos o assaltante no cemitério. A vítima disse que ele estava com camisa de time e eu vi que ele estava sentado em cima de uma. Quando questionei, ele pegou uma pedra e quis nos atacar", continuou.

"Foi uma coisa inesperada. Agimos na emoção, porque vai que a arma não era de mentira. Fomos no calor do momento"

André de Souza Silva

Gerente de loja

De acordo com a prefeitura, o jovem de 22 anos e a mulher de 38 anos foram conduzidos à Delegacia Regional de Vila Velha. A Polícia Civil informou que o homem foi autuado em flagrante por roubo e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana. Já a mulher foi ouvida e liberada, pois a autoridade policial entendeu que não havia elementos suficientes para lavrar auto de prisão em flagrante.

Atualização
25/08/2021 - 13:22hrs
A Polícia Civil informou o encaminhamento dado ao jovem e à mulher que foram conduzidos até a delegacia. O texto foi atualizado.
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais