> >
Grávida morre após ser baleada dentro de apartamento em Vila Velha

Grávida morre após ser baleada dentro de apartamento em Vila Velha

O caso aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (2), na Praia de Itaparica; o marido, um guarda municipal de Vitória, alegou que o disparo foi acidental

Publicado em 3 de dezembro de 2021 às 07:28- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Luiz Roberto Ramalheite e Carolina Ferraz Scalfoni. (Reprodução/Redes sociais )

A esposa de um guarda municipal de Vitória morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo do marido. O homem alegou para a polícia que o tiro foi acidental e ocorreu enquanto ele limpava a arma. O caso aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (2) no apartamento do casal, na Praia de Itaparica, em Vila Velha

A Polícia Militar informou que, ao chegar ao local do ocorrido, um homem se apresentou como guarda municipal de Vitória e disse que fazia a manutenção da sua arma, uma pistola calibre 9 milímetros, segurando-a na mão direita e apoiando com a esquerda. "Que já havia retirado o carregador com as munições, porém a arma disparou e acertou a sua esposa, grávida de aproximadamente 17 semanas, que estava ao lado", diz a nota da PM.

Segundo a corporação, o guarda permaneceu no local acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também o Ciodes. 

Os peritos da Polícia Civil saíram do prédio, por volta das 22h, carregando alguns objetos, incluindo uma arma e uma cápsula deflagrada.

O material foi recolhido no apartamento do casal, o guarda Luiz Roberto Ramalheite e a esposa dele, Carolina Ferraz Scalfoni. O agente foi atingido na mão e o mesmo tiro atingiu Carolina na barriga.

Carolina Ferraz Scalfoni morreu após ser atingida por tiro em casa. (Reprodução/ Redes sociais)

ESPOSA GRÁVIDA NÃO RESISTIU 

De acordo com a apuração da repórter Priciele Venturini, da TV Gazeta, a mulher deu entrada no hospital Antônio Bezerra de Faria, no mesmo município, em estado grave. Chegou a ser reanimada depois de sofrer uma parada cardíaca e foi levada para o centro cirúrgico, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Nas redes sociais, Carolina e o marido compartilhavam vários momentos alegres. O bebê seria o primeiro filho do casal, que estava junto há cerca de dez anos. 

GUARDA FOI SOLTO

Depois de receber atendimento médico em um hospital particular, Ramalheite foi levado para o Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prestou depoimento e vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

AGENTE PAGOU FIANÇA

A Polícia Civil informou à reportagem da TV Gazeta que o guarda pagou fiança e foi liberado. Em depoimento, ele relatou que estava limpando a arma, uma pistola de 9 milímetros, de uso pessoal, quando disparou de forma acidental. 

Na manhã desta sexta-feira (3), a Polícia Civil ressaltou, por meio de nota, a autuação do guarda e evidenciou que "por tratar-se de crime culposo, não há responsabilização pelo óbito do feto". Veja a nota na íntegra:

"A Polícia Civil informa que o autor do disparo foi conduzido para o Plantão do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi autuado em flagrante por homicídio culposo, que é quando não há a intenção de matar. As diligências realizadas logo após o fato, assim como os depoimentos colhidos, indicaram que o disparo ocorreu de forma acidental, atingindo a vítima. Por tratar-se de crime culposo, não há responsabilização pelo óbito do feto. O autuado pagou fiança estipulada pela autoridade policial e foi liberado para responder em liberdade. O procedimento será encaminhado para a Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM), que dará prosseguimento à apuração das circunstâncias do fato."

CORREGEDORIA DA GUARDA VAI APURAR

Na noite desta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória enviou uma nota sobre o caso. Veja na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informa que a Corregedoria da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) vai apurar os fatos e instaurar processo administrativo disciplinar, com ampla defesa e contraditório, preservando o respeito ao estado democrático de direito e os direitos e garantias individuais."

Errata Atualização
3 de dezembro de 2021 às 11:28

Após a publicação da reportagem, as polícias Militar e Civil enviaram nota sobre o caso. O texto foi atualizado. 

*Com informações de Priciele Venturini, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Grávida morre após ser baleada dentro de apartamento em Vila Velha

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais