> >
Em média, cinco bicicletas são roubadas ou furtadas por dia no ES

Em média, cinco bicicletas são roubadas ou furtadas por dia no ES

Mais de 900 bicicletas já foram roubadas ou furtadas no Espírito Santo em 2021. O número foi alcançado em maio, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp)

Publicado em 22 de junho de 2021 às 18:57

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Bicicletas furtadas foram apreendidas no bairro Zumbi dos Palmares e levadas para a Delegacia Regional de Vila Velha
Em dezembro de 2020, bicicletas furtadas foram apreendidas em Vila Velha. (Reprodução/TV Gazeta)

Mais de 900 bicicletas já foram roubadas ou furtadas no Espírito Santo em 2021. O número foi alcançado em maio, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp). Em média, são pelo menos cinco proprietários no Estado com a dor de cabeça de perder o meio de transporte que também pode ser usado para lazer. À TV Gazeta, o delegado André Landeira, titular do 16º Distrito Policial de Cariacica, explicou que a facilidade na revenda é um dos motivos para o número alto de roubos e furtos de bicicletas.

O delegado André Landeira, do 16º Distrito Policial de Cariacica
O delegado André Landeira, do 16º Distrito Policial de Cariacica. (Reprodução | TV Gazeta)
Aspas de citação

É muito visado porque a venda é fácil. Qualquer pessoa na rua que você abordar, a pessoa se interessa pela bicicleta. Algumas chegam a custar o preço de um carro e são altamente vendáveis, isso é o que atrai.

André Landeira
Delegado titular da 16º Distrito Policial de Cariacica
Aspas de citação

De furtos em condomínios fechados a roubos durante um pedal, o delegado diz que a recuperação de bicicletas é mais difícil, uma vez que não há identificação com placas, como carros e motos.

Segundo Landeira, muitas vítimas ainda não registram o boletim de ocorrência, dificultando a recuperação. "Não dá pra chegar até a vítima com certeza pra poder restituir a bicicleta", afirma.

O delegado aconselha que, ao comprar uma bicicleta, o consumidor faça uma marca, com um risco ou qualquer outra identificação. Em caso de recuperação da bicicleta pela polícia, a estratégia pode facilitar na restituição.

"Eu faria a marca e fotografaria. Se porventura for vítima de furto, é possível mencionar a marca feita no boletim de ocorrência", detalha.

FURTOS, ROUBOS E RECEPTAÇÃO PODEM RESULTAR EM PRISÃO?

De acordo com o titular do 16º Distrito Policial de Cariacica, a prisão só ocorre em furtos e roubos quando há o flagrante. Ele diz que em caso de receptação, ou seja, comprar ou transportar um produto de crime, é improvável que o suspeito seja detido.

"Se for um roubo flagrante, a pessoa vai ficar presa. No caso dos furtos, também em flagrante, a pessoa fica presa. Agora, na receptação, é muito difícil ficar preso. A maioria comete o crime de receptação culposa, sem certeza de que aquela bicicleta foi furtada ou roubada. É um crime de menor potencial ofensivo", explica.

Ele garantiu que todos os crimes, independente do flagrante, são investigados pela Polícia Civil.

Com informações da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais