> >
Detento morre espancado durante banho de sol em presídio de Viana

Detento morre espancado durante banho de sol em presídio de Viana

Detento foi assassinado no final da manhã desta quinta-feira (7). A Sejus acionou as autoridades policiais para investigar o ocorrido e abrirá uma sindicância para apurar o caso

Publicado em 7 de outubro de 2021 às 14:30

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Complexo Penitenciário de Viana
Complexo Penitenciário de Viana: detento foi espancado até a morte na Penitenciária de Segurança Máxima 1. (Divulgação | Sejus)

Um detento foi agredido até a morte durante o banho de sol no final da manhã desta quinta-feira (7), na Penitenciária de Segurança Máxima 1, em Viana. As informações são da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Após o crime, um interno foi conduzido pela Polícia Civil.

A Sejus acionou as autoridades policiais para investigar o ocorrido e vai abrir uma sindicância para apurar o caso. A vítima cumpria pena por homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Demandada pela reportagem de A Gazeta, a Polícia Civil informou que a ocorrência ainda está sendo confeccionada, mas que um interno foi conduzido. Após a finalização da ocorrência, ela será entregue no Plantão do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Ainda segundo a PC, o corpo da vítima será encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser liberado para os familiares e para ser feito o exame cadavérico.

Essa é a segunda morte de detento em 19 dias no Complexo Penitenciário de Viana. O caso anterior aconteceu na noite de 18 de setembro, no Centro de Detenção Provisória 2, em Viana. Na ocasião, a Sejus informou que um interno foi encontrado morto dentro de uma cela e dois presos, de 23 e 33 anos, foram autuados em flagrante por homicídio. A secretaria explicou que o interno assassinado cumpria penas por ameaça, furto e roubo com uso de arma de fogo.

O QUE DIZ A SEJUS SOBRE VIOLÊNCIA NOS PRESÍDIOS

Com relação aos episódios de violência em presídios do Estado, a Sejus informou, por nota, que registrou, em 2020, sete homicídios nos estabelecimentos penais. Neste ano, de janeiro até outubro, foram mais sete casos, incluindo a morte do preso durante banho de sol nesta quinta-feira. Diante dos números expressivos, a reportagem questionou o que a instituição vem fazendo para garantir segurança aos internos.

A Secretaria da Justiça explicou que, mesmo diante da grande população carcerária atual, "exerce total controle das 35 unidades prisionais do Estado, atuando em consonância com a Lei de Execuções Penais". Para garantir a segurança nas unidades, a Sejus informou que os internos são divididos de acordo com o perfil e o regime de cumprimento da pena (semi-aberto, fechado), com monitoramento permanente.

A secretaria também afirmou que tem atuado de forma integrada com as instituições que compõem o sistema de justiça para reduzir a população carcerária no Estado, além de trabalhar para a abertura de 920 vagas físicas,  com a construção de uma unidade no Xuri, em Vila Velha, e outra em São Mateus.

Sobre os protocolos de segurança adotados, a Sejus acrescentou que são rígidos e constantemente revisados. "As celas, galerias e áreas comuns passam por vistorias para verificar a conservação, bem como buscas de materiais ilícitos. Nas eventuais ocasiões em que há anormalidade, como o óbito registrado hoje (7), as autoridades competentes são notificadas para devida apuração e responsabilização dos envolvidos", disse, em nota.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais