> >
Cogumelos alucinógenos e maconha são enviados via Correios para bairros nobres de Vitória

Cogumelos alucinógenos e maconha são enviados via Correios para bairros nobres de Vitória

A Polícia Federal descobriu o crime depois que a área de segurança dos Correios detectou uma encomenda postal com possível material ilícito em seu interior

Publicado em 26 de junho de 2020 às 13:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Droga apreendia pela PF foi enviada pelo Correio
Droga apreendia pela PF foi enviada pelo Correio. (Divulgação / PF)

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em bairros nobres de Vitória, na manhã desta sexta-feira (26), durante uma operação da Polícia Federal no Espírito Santo (PF) destinada ao combate do tráfico de drogas. Nos locais a polícia encontrou pequenas quantidades de maconha e cogumelos alucinógenos, além de apetrechos de preparação para consumo. A droga havia sido enviada pelos Correios, segundo informações da PF.

A polícia descobriu o crime depois que a área de segurança dos Correios detectou uma encomenda postal com possível material ilícito em seu interior. O destinatário era um morador do município da Vitória. 

Diante desses dados, a delegacia especializada em repressão a drogas da Polícia Federal apreendeu a encomenda e confirmou que em seu interior havia LSD postado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Foram realizadas diligências para confirmar o real destinatário, até chegar às pessoas envolvidas e a seus endereços nesta sexta.

De acordo com a Polícia Federal, investigados responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas, em que a pena varia entre 5 a 15 anos de reclusão, aumentadas de um sexto a dois terços.

 ENVIO DE DROGAS PELO CORREIO CRESCE DURANTE A PANDEMIA

Traficantes e usuários estão enviando e recebendo drogas no período da pandemia do novo coronavírus pelos Correios. Esse tipo de comércio de entorpecentes não é novo, porém cresceu significativamente com a chegada da doença ao Espírito Santo e também no restante do país.

De acordo com a polícia, a origem da droga é variada, mas é do Sul do Brasil, mais especificamente da região de Foz do Iguaçu (no Paraná, que faz fronteira com a Argentina), e também do Rio de Janeiro, que vem a maior parte das "encomendas". Desses locais, a droga é despachada ao Espírito santo, principalmente para a região da Grande Vitória.

OPERAÇÃO PARÔNIMO

A operação foi batizada de "Operação Parônimo" pelo fato das encomendas geralmente identificarem os destinatários com pequenas alterações de grafia no nome. A medida é suficiente para criar um álibi caso algo dê errado, mas permite a sua identificação se a entrega for bem-sucedida.

Por nota, os Correios informaram que "mantêm estreita parceria com as autoridades policiais para o prevenir o tráfico, por meio do serviço postal, de drogas e demais itens proibidos. Os empregados atuam de forma diligente na tentativa de identificar qualquer postagem cujo conteúdo esteja em desacordo com a legislação. Quando algum objeto proibido e/ou ilícito é detectado, os Correios acionam os órgãos competentes, como ocorreu neste caso. Muitas das operações policias começam por apreensões realizadas pela fiscalização dos Correios".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais