> >
Caso Ramona: STJ manda soltar motorista acusado de matar jovem no ES

Caso Ramona: STJ manda soltar motorista acusado de matar jovem no ES

A decisão do STJ saiu no dia do aniversário da jovem. De acordo com o advogado da família de Ramona, a notícia foi recebida como um presente ‘inverso’. “A família já está sabendo, acabei de informar. Está arrasada”, disse

Publicado em 25 de março de 2020 às 16:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ramona faria 20 anos nesta quarta-feira (25)
Ramona faria 20 anos nesta quarta-feira (25). (Arquivo da família)

O dia 25 de março, data do aniversário de Ramona Bergamini, estudante de fisioterapia que foi atropelada enquanto voltava do trabalho, na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, no dia 4 de março, será marcado por outro motivo para a família da jovem. Justamente nesta quarta-feira (25), quando ela completaria 20 anos, saiu a decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garante a liberdade ao suspeito de matar a estudante, Wilker Wailant. Ele foi preso preventivamente no dia 5 de março.

Ramona e os irmãos, Pâmela e Rodrigo Rocha
Ramona e os irmãos, Pâmela e Rodrigo Rocha. (Arquivo da família)

De acordo com o advogado da família de Ramona, Fábio Marçal, a notícia foi recebida como um presente ‘inverso’. “A família já está sabendo, acabei de informar. Está arrasada. Mas nós vamos dar um jeito de prendê-lo de novo”, disse.

“Foi concedida liminar em Habeas Corpus por volta das 14h30. O presidente do STJ já tinha negado anteriormente, em regime de plantão. Mas agora se basearam no entendimento do delegado de Vila Velha. Recorreram da decisão anterior, por agravo, e chegou à Ministra Laurita Vaz, que considerou que a prisão em flagrante se deu em crime culposo, então o Réu poderia responder em liberdade. Mas já sabemos que a juíza da 3ª Vara Criminal de Vila Velha declinou da competência para a Vara do Júri, ou seja, Wilker responderá por crime doloso”.

De acordo com Marçal, o suspeito deverá ser colocado em liberdade, mas responderá perante o Tribunal do Júri. “Por tudo que tem sido desenhado, já se entende por homicídio qualificado por motivo fútil. A ministra por enquanto considerou o auto de prisão em flagrante, que fala em homicídio culposo”, completou.

O OUTRO LADO

Segundo o advogado de defesa do motorista, Ludgero Liberato, a decisão apenas aplicou o entendimento já consolidado de que a prisão preventiva é excepcional. Liberato esclarece, ainda, que as punições somente podem ser aplicadas após o exercício do direito de defesa, que será exercício ao longo do processo.

DEPOIMENTO DA FAMÍLIA

Ramona quando criança
Ramona quando criança. (Arquivo da família)

Em depoimento gravado em vídeo pela família de Ramona, a irmã, Pâmela Rocha, inicia falando do “presente” trazido pela Justiça e é acompanhada por depoimento do irmão, Rodrigo Rocha. Juntos, falam da dor da perda somada à notícia da decisão da Justiça.

Aspas de citação

Hoje que seria um dia para estar feliz pela comemoração do aniversário, a gente tem duas tristezas, uma de estar sem ela e outra da notícia da liberação da pessoa que destruiu a nossa família

Pâmela Rocha
Irmã de Ramona
Aspas de citação

O ACIDENTE

O acidente aconteceu na noite de 4 de março, na Avenida Carlos Lindenberg, na altura do bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. De acordo com o registrado pela Guarda Municipal de Trânsito, Wilker invadiu a contramão da via e atingiu a moto em que estava a jovem. Ela, por sua vez, voltava do trabalho e aguardava a abertura de um semáforo.

De acordo com pessoas que estiveram no local, a batida teria acontecido por volta das 23h30 da quarta-feira (4). Além da motocicleta em que Ramona estava, um carro popular e um ônibus do sistema Transcol também foram atingidos. Os ocupantes do coletivo não se feriram, mas a motorista do subcompacto chegou a ser socorrida para um hospital de Vila Velha.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais