> >
Ex-presidente do TJES, Frederico Pimentel morre aos 78 anos

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 19:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Frederico Guilherme Pimentel morreu nesta segunda-feira (09), aos 78 anos. O magistrado entrou na Corte em 1994 e presidiu o Judiciário Estadual entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008. O governador Renato Casagrande decretou luto oficial de três dias no Estado em homenagem ao ex-presidente do TJES.

Natural de São Mateus, Pimentel é pai de quatro filhos e formado pela Faculdade de Direito de Vitória, onde estudou entre 1960 e 1964. Antes de ser promovido a desembargador, por antiguidade, ele foi juiz em várias cidades, como Domingos MartinsMimoso do SulAfonso CláudioSanta LeopoldinaPancasCariacica e Muqui.

Nos anos de 2004 e 2005, foi corregedor-geral da Justiça, órgão que orienta e fiscaliza os juízes. Foi eleito presidente do TJES no final de 2007, com 22 votos dos 24 desembargadores.

O magistrado, que deixa esposa, filhos e netos, faleceu em um hospital de Vila Velha, onde estava internado em virtude de complicações relacionadas à Covid-19.

Segundo o filho do desembargador, o advogado Frederico Luiz Schaider Pimentel, ele teve o pulmão comprometido.

"Ele foi curado do Covid, entretanto teve as complicações pulmonares e problemas nos rins. Ele ultrapassou o período da doença, mas faleceu em decorrência desses problemas", contou.

Frederico Pimentel foi presidente do TJ entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008
Frederico Pimentel foi presidente do TJ entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008. (Gildo Loyola/Arquivo AG)

A Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), divulgou nota de pesar pelo falecimento: "A Amages comunica, com pesar, o falecimento do Des. Frederico Guilherme Pimentel. Informações sobre velório e sepultamento serão comunicadas oportunamente".

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, também lamentou, em nome do Poder Judiciário Estadual, o falecimento de Frederico Guilherme Pimentel.

OPERAÇÃO NAUFRÁGIO

Em 2008, Frederico Pimentel foi um dos alvos da Operação Naufrágio, do Ministério Público Federal (MPF), que apurou "negociação de decisões judiciais" e outras irregularidades. Havia, ainda segundo denúncia do MPF, suspeitas de fraudes em concursos e loteamento de cartório extrajudiciais. O caso passou por diversas instâncias do Judiciário. Está no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ainda sem desfecho. Frederico Pimentel, assim, não chegou a ser condenado, nem absolvido.

O desembargador foi afastado do cargo no final de 2008 e, em 2010, aposentado compulsoriamente pelo próprio TJES.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais