> >
Incêndio em mata atinge fundo de casas e assusta moradores de Colatina

Incêndio em mata atinge fundo de casas e assusta moradores de Colatina

Labaredas chegaram a mais de três metros de altura e famílias precisaram ir para a rua devido à fumaça

Publicado em 1 de novembro de 2019 às 18:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Corrente de ar ajudou na propagação do fogo, de acordo com os bombeiros. (Eva Ferreira Azevedo)

Labaredas com mais de três metros de altura assustaram moradores de dois bairros de Colatina, no Noroeste do Estado. O incêndio começou no início da tarde desta sexta-feira (1), em uma área de vegetação, e avançou para perto das casas. Por causa do medo e da grande quantidade de fumaça que invadia as residências, parte da população precisou ir para a rua.

O forte vento na região e a presença de entulhos e galhos secos contribuíram para o alastramento do fogo, que consumiu aproximadamente um hectare de terra, o que equivale à área de um campo de futebol. O combate pelo Corpo de Bombeiros levou cerca de 30 minutos, mas, mesmo após o trabalho, quem vive nos bairros São Silvano e Simonassi permanecia apreensivo.

Tremendo e com o olho mareado, a dona de casa Jorgete Pereira da Silva viu o incêndio queimar um pé de abacate e outro de manga, no quintal da residência onde mora. “Além da minha, outras casas também estavam em risco. Achei que o fogo fosse pegar tudo, que nós íamos morrer. Por sorte, isso não aconteceu”, desabafou.

Quem também ficou bastante assustada foi a vigilante Aihumy Setubal. “O incêndio tomou uma proporção muito grande. Depois de pouco tempo, eu e minha família tivemos que pegar as cachorras e ficarmos dentro de um cômodo, com o ventilador ligado para amenizar a irritação no olho, causada pela fumaça. Estava impossível”, contou.

Pouco depois do incêndio, Jorgete ainda estava bastante angustiada. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

Vizinha das duas, a cabeleireira Eva Ferreira Azevedo foi uma das primeiras pessoas a verem o fogo. “Eu e meu esposo estávamos descendo a escada do bairro, quando ouvimos o barulho. Logo depois, as chamas já vieram ao nosso encontro. Subimos correndo de volta”, contou ela apreensiva, após acompanhar o trabalho de combate.

SUSPEITA DE INCÊNDIO CRIMINOSO

De acordo com o Subtenente Sagrillo, do Corpo de Bombeiros, moradores locais contaram que um motoqueiro parou próximo à área de vegetação e ateou fogo. Caso a ação seja confirmada e o responsável identificado, ele responderá por crime ambiental e estará sujeito ao pagamento de multa. Denúncias podem ser feitas pelo site ou telefone do Disque-Denúncia (181).

Estiagem em Colatina favoreceu o alastramento do fogo(Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais