> >
Foz de rio é fechada para evitar que óleo contamine água doce no ES

Foz de rio é fechada para evitar que óleo contamine água doce no ES

Fragmentos de óleo foram encontrados no rio Mariricu, em São Mateus. Iema autorizou o fechamento da foz como forma de prevenção; máquinas da prefeitura já trabalham no local

Publicado em 9 de novembro de 2019 às 20:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A foz do rio Mariricu, em São Mateus, começou a ser fechada com areia, na tarde deste sábado (9), após a confirmação de que fragmentos de óleo foram encontrados no local. A medida tem como objetivo evitar que o óleo contamine a água doce. A autorização foi dada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), como medida de prevenção.

A foz do rio fica na praia de Barra Nova, onde também houve recolhimento de fragmentos do derivado de petróleo.  Como é estreita, o fechamento foi a ação mais indicada, pensando principalmente em preservar o estuário e o manguezal, local de reprodução de várias espécies,além do próprio rio Mariricu e a comunidade de Barra Nova, que utilizam o rio em suas atividades cotidianas.

O Comando Unificado, formado pela Marinha do Brasil, Ibama, Seama, Iema e Defesa Civil do Espírito Santo, autorizou o bloqueio da foz. Maquinários da Prefeitura de São Mateus já começaram os trabalhos, na tarde deste sábado. 

Fragmentos de óleo chegaram no rio Mariricu, em São Mateus. (Eduardo Dias)

Existe ainda uma grande preocupação com o risco do óleo chegar ao rio Cricaré, um dos responsáveis pelo abastecimento de água da região. Segundo os especialistas, a operação de fechamento lá seria difícil, pois a foz é bem mais larga.

Fragmentos de óleo chegaram no rio Mariricu, em São Mateus. (Eduardo Dias)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais