> >
Farmácias de São Mateus são autuadas por preços abusivos

Farmácias de São Mateus são autuadas por preços abusivos

Somente na ouvidoria do município, quase 3 mil reclamações foram registradas por consumidores que se sentiram lesados

Publicado em 6 de abril de 2020 às 11:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
06/04/20 - São Mateus -  Farmácias de São Mateus são autuadas por preços abusivos
Segundo o Procon de São Mateus, todas as farmácias do município estão sendo fiscalizadas. (TV Gazeta Norte/Reprodução)

Diante da pandemia do novo coronavírus, consumidores têm buscado cada vez mais produtos como álcool em gel e líquido como aliado das medidas de prevenção. No entanto, no município de São Mateus, Região Norte do Espírito Santo, farmácias estão sendo monitoradas e autuadas pela prática de preços abusivos, principalmente nesses produtos.

Para a TV Gazeta, representantes do Procon Municipal revelaram que todas as farmácias de São Mateus já foram autuadas por prática de preço abusivo na venda de produtos como álcool gel e líquido, máscaras e luvas descartáveis. Todos esses estabelecimentos estão em estágio de defesa no Procon. Ainda nesta semana, o Procon vai encaminhar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito pelo Ministério Público, para todas as farmácias do município.

Segundo a coordenadora do Procon de São Mateus, Ana Alice Oliveira, em apenas uma farmácia foram três denúncias de irregularidades. “Essa farmácia já tinha sido autuada pelo valor do álcool gel, em um segundo momento tivemos novas denúncias e ela foi autuada em relação ao álcool 70% líquido. Agora, em um terceiro momento, a gente recebeu uma nova denúncia de que a manipulação do produto não estaria em conformidade com as normativas da Anvisa”, explica.

RECLAMAÇÕES

Para monitorar os casos de irregularidades no comércio local, a Prefeitura de São Mateus criou no último dia 22 de março uma Central de Ouvidoria. Até o momento, já foram registradas quase 3 mil reclamações de consumidores que se sentiram lesados de alguma forma durante a crise do novo coronavírus.

As reclamações são avaliadas e fiscalizadas por equipes da prefeitura. Segundo o Procon, equipes continuam monitorando a situação e realizando fiscalizações com o objetivo de coibir irregularidades.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Rosi Bredofw, da TV Gazeta Norte

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais