> >
Famílias começam a deixar área de risco próxima do Rio Doce, em Linhares

Famílias começam a deixar área de risco próxima do Rio Doce, em Linhares

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, 22 famílias foram retiradas das casas localizadas no bairro Olaria e levadas para um ginásio

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 23:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cerca de 22 famílias já foram encaminhadas para um Ginásio de Esportes em Linhares. (Luiz Zardini/TV Gazeta)

Famílias inteiras que vivem em áreas consideradas de risco por serem próximas do Rio Doce, na cidade de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, começaram a deixar as residências na tarde desta segunda-feira (27). Com o nível do rio subindo a cada hora, há riscos de inundação, já que localidades mais baixas já registraram alagamentos.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Linhares, 22 famílias foram retirada das casas no bairro Olaria e levadas para o Ginásio de Esportes do bairro Conceição. No local, são pelo menos 66 pessoas que esperam a situação melhorar para voltar para casa em segurança.

A dona de casa Cléria Lopes da Costa mora no bairro Olaria e foi a primeira a ser levada para o ginásio. Segundo ela, a água do rio subiu muito rápido e fez com que a família perdesse várias coisas de dentro de casa. “Eu fiquei assombrada. Era muita água, uma coisa que eu nunca tinha visto e quando eu vi eu entrei em desespero. Eu só peguei o documento, algumas peças de roupa e sair. Quando eu saí de lá, meu menino já estava com água na cintura”, conta.

Quem também precisou sair de casa às pressas foi a Edina Rodrigues. Com o risco de alagar tudo, ela também decidiu deixar o local. “Minha casa estava com rachaduras e aí molhando ia ficar pior. Então eu tinha que procurar um lugar para ficar. Então eu tive que vir para cá”, comenta a dona de casa.

FAMÍLIAS ACOLHIDAS

As famílias que vivem em área de risco próximas do Rio Doce, em Linhares, estão sendo orientadas a deixarem as casas por conta do risco de inundação. Eles estão sendo levados para um Ginásio da cidade onde recebem ajuda.

“Estamos aqui desde o início do dia, acompanhados por uma equipe técnica, assistentes sociais, psicólogos, cadastrando todo mundo, atendendo todo mundo em tudo que é possível. A partir de amanhã até recreação para as crianças serão ofertadas aqui”, explica o secretário de Assistência Social de Linhares, Amantino Pereira.

Os moradores estão sendo atendidos por assistentes socais e psicólogos. (Luiz Zardini/TV Gazeta)

Segundo ele, ainda não há uma previsão de quantas famílias vão precisar de ajuda, mas os trabalhos continuam. “Ainda não há uma previsão. A cada momento procuramos agregar mais, vendo a necessidade de cada um e prestando esse apoio com carros à disposição 24 horas, a Guarda Municipal presente para evitar qualquer tipo de transtorno. O nosso desejo é reduzir um pouco o sofrimento dessas pessoas”, pontua.

MORADORES PREOCUPADOS

No residencial Rio Doce, localizado no bairro Aviso, em Linhares, moradores também estão preocupados com o nível do rio. O local já registrou períodos de alagamentos em 2013, antes mesmo de ser entregue às famílias que vivem nas moradias há pouco mais de um ano.

“Colocaram a gente numa área como essa aqui, isso aqui não é área para colocar gente para morar não. Um lugar que enche de água. Nós estamos com muito medo. Isso aqui nós temos certeza que pode alagar a qualquer momento”, conta a dona de casa Rosania Pereira, que revela o medo de permanecer no local.

Já em Povoação, interior da cidade, algumas casas já foram invadidas pelo Rio Doce. Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Linhares monitoram a situação do Rio Doce e alertam os moradores em casos de emergências.

Este vídeo pode te interessar

*Com informações de Luiz Zardini, da TV Gazeta Norte

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais