ASSINE

Diocese de Colatina suspende missas e batizados por conta de coronavírus

As igrejas ficarão abertas para visitação e orações pessoais, no entanto, as atividades celebrativas foram suspensas até o dia 27 de março

Publicado em 19/03/2020 às 13h45
Atualizado em 19/03/2020 às 13h59
Igreja Matriz em Linhares. Crédito: Diocese de Colatina/ Divulgação
Igreja Matriz em Linhares. Crédito: Diocese de Colatina/ Divulgação

A Diocese de Colatina divulgou na manhã desta quinta-feira (19) novas medidas de prevenção para conter o avanço dos casos de coronavírus. Segundo o bispo Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, “o território de abrangência da Diocese de Colatina pode facilitar a disseminação dessa doença”, já que muitas das cidades são cortadas pela rodovia BR 101. No documento abaixo, clique em baixar para ver o comunicado na íntegra.

Comunicado Diocese de Colatina

De acordo com o comunicado e diante do cenário de incertezas, novas medidas serão adotadas de forma a prevenir a disseminação do vírus. As igrejas ficarão abertas para visitação e orações pessoais, no entanto, as atividades celebrativas, como missas e batizados, foram suspensas até o dia 27 de março.

No caso dos matrimônios, a orientação é que os párocos conversem com os noivos sobre a viabilidade da realização, respeitando as determinações das autoridades de saúde. Também estão suspensas a distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística, assim como as visitas desses ministros extraordinários aos doentes e idosos. A Diocese suspendeu ainda novenas e festas de padroeiros, jantares, quermesses e outras comemorações.

MISSA SEM O POVO

O comunicado divulgado pela Diocese de Colatina diz ainda que “os fiéis ficam dispensados da obrigação cristã católica de participar das missas dominicais e de preceito” e recomenda ainda o uso da “missa celebrada sem o povo”, conforme o Missal Romano. Uma sugestão é que as missas sejam transmitidas pela internet. 

“Rezemos por toda a humanidade, especialmente pelas vítimas dessa pandemia, autoridades, profissionais de saúde e todos os que continuam atuando para manter a ordem e o funcionamento dos serviços indispensáveis para a vida em sociedade. Tenhamos a certeza de que juntos superaremos essa crise coletiva”, comentou o bispo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Colatina Linhares Coronavírus Coronavírus no ES colatina linhares ES Norte

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.